Memorial rede estabilizada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMORIAL DESCRITIVO
Elétrica Estabilizada

Junho de 2012
Sumário

1. Introdução 3
2. Normas Técnicas observadas 3
3. Considerações 3
4. Previsão de Cargas 4
4.1. Quadro de Previsão de Cargas – Térreo 4
4.2. Quadro de Previsão de Cargas – 1º Pavimento 4
4.3. Quadro de Previsão de Cargas – 2º Pavimento 5
4.4. Quadro de Previsão de Cargas – 3º Pavimento 5
4.5. Resumo dosQuadros de Previsão de Carga 6
6. Proteções 6
5. Sistema de Alimentação Estabilizada Ininterrupta (Nobreak) 7
6. Condutores 7
7. Eletrodutos e Eletrocalhas 9
8. Caixas Plásticas e Espelhos 10
9. Aterramento 10

1. Introdução
Este documento visa explanar as especificações para a execução da rede elétrica estabilizada para a alimentação dos ativos da rede lógica, das estações de trabalho,dos Access Points Wifi e das câmeras de segurança, previstos no projeto de sistemas de cabeamento estruturado.
A rede elétrica para a alimentação desses equipamentos deve ser estabilizada para garantir o correto funcionamento e a confiabilidade da rede lógica.
Para evitar perda ou corrupção de dados será incluído um nobreak estabilizado para manter a rede funcionando algum tempo após falha nofornecimento de energia elétrica pela concessionária, dando tempo dos sistemas serem desligados corretamente. Há ainda a possibilidade de inserir um gerador de partida automática para manter a todo o sistema funcionando mesmo na ausência de energia elétrica durante várias horas ou dias. Devido ao alto custo não foi aprovado de imediato por nosso cliente, ficando, portanto, somente a solução donobreak.
Serão contemplados os pavimentos: Térreo, 1º, 2º e 3º, do prédio de Terapia Ocupacional e Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, localizado no Campus Jardim Botânico em Curitiba – PR, conforme planta baixa fornecida, incluindo infra-estrutura de cabeamento, conexões, quadros de distribuição e proteções, conforme especificações do requerente.
2. Normas Técnicas observadas
Todo oprojeto da rede elétrica estabilizada foi elaborado em observância à norma NBR5410:1997 e baseado no esquema TN-S, onde o neutro e o condutor de proteção são separados ao longo de toda instalação.
3. Considerações
Como o sistema deverá ser imune à falta temporária de energia elétrica, optou-se por adicionar um Nobreak estabilizado ao sistema.
Após o levantamento das cargas e pesquisa defabricantes e modelos, considerou-se que todos os equipamentos seriam alimentados em 220V, tensão Fase-Neutro, devido às especificações técnicas dos Nobreaks, especificações estas de Potência Nominal Máxima e Tensão de Entrada. Portanto, a tensão de entrada deve ser 380V trifásico.
4. Previsão de Cargas
Foi realizada uma previsão de cargas em todos os pavimentos, considerando todos os equipamentos aserem alimentados pela rede estabilizada.
De posse desse quadro foi feita a distribuição das cargas nas três fazes, R, S e T, de modo a equilibrar o sistema, assim como o cálculo das bitolas dos condutores e diâmetro dos eletrodutos.
4.1. Quadro de Previsão de Cargas – Térreo
A seguir, quadro de previsão e distribuição de cargas do pavimento térreo.

Devido ao número de circuitos, deve-se prever4 circuitos de reserva no quadro.
4.2. Quadro de Previsão de Cargas – 1º Pavimento
A seguir, quadro de previsão e distribuição de cargas do 1º pavimento.

Devido ao número de circuitos, deve-se prever 3 circuitos de reserva no quadro.
4.3. Quadro de Previsão de Cargas – 2º Pavimento
A seguir, quadro de previsão e distribuição de cargas do 2º pavimento.

Devido ao número de circuitos,deve-se prever 3 circuitos de reserva no quadro.
4.4. Quadro de Previsão de Cargas – 3º Pavimento
A seguir, quadros de previsão e distribuição de cargas do 3º pavimento.
Devido à grande quantidade de circuitos e à potência demandada apenas pelas salas de informática, optou-se por dividir os circuitos do 3º pavimento em dois quadros de distribuição, sendo: um quadro para alimentar as duas salas...
tracking img