memorial educadores e educando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 MEMORIAL

EDUCADORES E EDUCANDOS: Tempos históricos



O Sistema Educacional Brasileiro tem nos mostrado que há uma grande diferença
entre o que é proposto e a realidade vivida nas escolas, bem como suas metas e objetivos, tendo sua estrutura como resultado de diversas mudanças ocorridas ao longo da História do Brasil.
Durante os primeirosanos, o Sistema Educacional Brasileiro excluiu e desfavoreceu o povo, dando o acesso à educação apenas para a elite. Assim, enquanto a elite continha doutores, a população em sua maior parte era analfabeta, pois os cursos superiores eram para poucos e a escola pública recebia recursos mínimos.  
 Durante os períodos do Brasil Colônia, Império e a Primeira República, prevaleceu a concepção deeducação segundo a qual o professor é o centro do processo educacional, apenas transferindo informações aos alunos - que nada sabem -, conhecida como modelo tradicional de educação.
  Embora tenham sido expulsos em 1759, os jesuítas implantaram as bases, estrutura e funcionamento da escola brasileira, fundando na colônia dois tipos de escola: uma para as populações indígenas (a catequese) e outrapara a elite (os colégios e seminários). Como eram responsáveis pela educação na colônia, os jesuítas tornam a Igreja participante privilegiada da sociedade brasileira, sendo a escola um instrumento de grande alcance na reprodução dos valores da cultura cristã. E, assim, durante um grande período da História do Brasil, a Igreja esteve diretamente ligada à educação do país, o que se reflete aindahoje com o, ainda que facultativo,ensino religioso nas escolas.           
 
No início da República, foi delineada uma política educacional estatal, resultado do fortalecimento do Estado. Com a primeira Constituição, de 1824, houve a substituição da proposta de uma política nacional de ensino pela regulamentação da instrução primária gratuita a todos os cidadãos e criação de colégios eUniversidades, onde a religião não seria mais privilegiada. As modificações da estrutura econômica causadas pela Crise de 1929 e o fim da Segunda Guerra Mundial fazem surgir novas forças sociais e graves confrontos com o governo e com o poder estabelecido. Assim, escola e educação ganham um espaço privilegiado no projeto social, sendo estabelecido que os fracassos, até então diagnosticados, se deviam à formae estrutura que a escola apresentava e não aos seus conteúdos, acesso restrito e falta de recursos.

O movimento dos Pioneiros da Educação Nova marcou o tipo de escola e sistema escolar da época, mas não impossibilitou o crescimento da escola tecnicista, que foi objeto da Constituição de 1937, que estabelecia a clientela desse ensino: as classes menos favorecidas.     

Nesse período, onde odebate sobre educação foi amplo, destacavam-se a preocupação com a oposição entre escola pública e privada, ensino leigo e confessional, saber literário e útil. Apesar das várias reformas do ensino e promulgação de três cartas constitucionais, o Sistema Educacional Brasileiro não chegou a melhorar o rendimento escolar, aperfeiçoar o administrativo e o futuro da escolarização após o primário.A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) foi criada, em 1961, para assegurar os direitos educacionais à população e dar a está um meio seguro de cobrar seus direitos mediante seus governantes.     
Mas a ditadura militar, instalada em 1964, mudou o curso dos processos de organização e participação da sociedade, conferindo ao setor educacional, aos partidos políticos e à classe operáriaatenção especial. Estabeleceu-se aí o Estado de força, cujo impacto social, político e econômico está presente ainda hoje em nossa sociedade. A organização, estruturação e funcionamento do sistema educacional nacional se tornaram objetos a serem reordenados e fortemente fiscalizados.      
 
Com a Lei nº 9.394/96, a LDB buscou normatizar o sistema educacional e garantir acesso à educação para...
tracking img