Memorial descritivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
CENTRO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS - CCET
CURSO: TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
DISCIPLINA: CUSTO E ORÇAMENTO
PROFESSOR: CAIO
ACADEMICOS: MIGUEL VICTOR FONTES MATOS
OZEAS LOPES BARBOSA

MEMORIAL DESCRITIVO
(Residência Popular Uni Familiar)

SOBRAL
2012
DEFINIÇÕES GERAIS

O projeto apresentado nestecaderno foi desenvolvido a partir de definições técnicas que deverão ser consideradas para a utilização deste material. Assim, seguem alguns aspectos gerais:

Tipologia Construtiva: A proposta arquitetônica, especificações e métodos construtivos adotados foram definidos a partir do conjunto de edificações comumente executadas. Assim, a proposta reflete o caráter regional das habitações com ummodelo simples de habitação.

Autoria: Miguel Fontes
Ozeas Lopes

Área de Intervenção: A edificação ocupa uma área de 58,90m² (incluído a calçada de proteção), deve-se levar em consideração a existência de aberturas em todos os lados da residência.
Área total – 160,00m²
Área construída – 41,09m²
Área útil – 35,96m²

Documentação Técnica: A documentação a ser encaminhada àprefeitura para análise onde deverá ser dado o alvará, o CREA será atribuído o devido registro do projeto, onde será analisado e devidamente legalizado.
Para o início das obras e o primeiro desembolso, deverão ser encaminhadas as ART’s de execução e fiscalização das obras. O proprietário e todos os órgãos competentes para o bom funcionamento e legalização da obra, serão devidamente consultados einformados sobre qualquer alteração necessária.

Estrutura: A estrutura foi dimensionada considerando a construção em solo de boa qualidade. Apesar de ser uma casa popular foi requisitada pelo encarregado da obra a utilização de pilares em concreto armado em pontos específicos da construção, tendo em vista sua maior segurança tendo o pé direito em 3,00m de altura depois de pronto.

Destinaçãode Esgotos: Obedecendo à legislação ambiental è obrigatória uma solução para o tratamento e destino dos esgotos.
Para atender a situação a solução de destinação de esgoto, são utilizado o sistema de tratamento primário de esgotos, constituído pela filtragem dos resíduos através de um conjunto fossa séptica, ligando este conjunto à rede existente.

Padrão de Acabamento: Foi utilizado o tipoPadrão de acabamento básico – a edificação com piso em cerâmica, pintura em PVA e alvenaria com revestimento interno e externo.
Portanto, as especificações contidas no memorial descritivo e planilha orçamentária estão ajustadas conforme o padrão definido para a obra. Originalmente tanto o memorial quanto a planilha referem-se ao padrão básico.

DESCRIÇÃO GERAL

O presente memorial descreve osmétodos construtivos a serem utilizados e o padrão de acabamento para a construção de uma residência familiar. A construção térrea, com: Sala, dois quartos, banheiro, cozinha, com área total de 160,00m².

MÉTODOS CONSTRUTIVOS
Canteiro de Obras: O engenheiro e o contratante juntamente com seus subordinados será responsável pelo fornecimento do material necessário à implantação dasunidades, assim como pela mobilização, manutenção e desmobilização do canteiro de obras.
Após a conclusão das obras a área de instalação do canteiro deverá estar nas condições idênticas às encontradas.
Todos os serviços preliminares não previstos, como: instalações provisórias de energia e água, proteção do meio ambiente no entorno da obra e outros serão de responsabilidade do contratante.

ServiçosPreliminares: O lote que receberá a edificação devem estar limpos, concluída a obra de terraplanagem quando esta forem necessárias.
• A edificação não deverão ser construída sobre aterros e solos que não apresente condições mínimas exigíveis de suporte para a obra;
• Raspagem e limpeza manual do terreno – executada antes da locação da obra deverá ser retirada a vegetação existente, restos de...
tracking img