Memorial descritivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMORIAL DESCRITIVO

Estágio III de Pedagogia de Educação Infantil

Adriana Teixeira Cardoso
Profª. Maria de Fátima da Rosa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso: Pedagogia (PED 7141) – Estágio III
18/05/11

O estágio III de Pedagogia da Educação infantil foi realizado na Escola Municipal de Ed. Infantil Alcino Pedro Rodrigues, situado na Rua Leonardo Truda, s/nº,no município de Torres, estado do Rio Grande do Sul.
Sabe-se que o estágio é necessário e importante, pois é o caminho principal para associar a teoria e a prática. Começa então a assimilar tudo aquilo que aprendeu e tem aprendido teoricamente. Ganha-se experiências, ressaltando que as experiências se adquirem na prática, essa que permite ao acadêmico vivenciar o cotidiano da profissão escolhida.No caso do curso de Pedagogia, no estágio se aprende as peculiaridades e “macetes” do dia a dia e rotinas de um ambiente escolar, estando assim preparado para enfrentar com segurança, ética e profissionalismo a carreira que irá seguir após o término do curso.
O estágio teve como tema a ser trabalhado “Os Animais”, como o objetivo de conhecer e reconhecer diferentes classes de animais nãorestringindo somente aos domésticos, os quais os educandos já estão acostumados. Permitindo assim a ampliação de possibilidades de pesquisa quanto ao tema. Seguindo hábitos e rotinas já formados pela Escola de Educação Infantil, fixado pelo Projeto Político Pedagógico, as atividades realizadas foram de encontro com as necessidades das crianças, conforme o grau de desenvolvimento. Também tendo comoobjetivo desenvolver a criatividade e a imaginação, despertar o interesse dos educandos sobre o assunto abordado através de atividades lúdicas, trabalharem o esquema corporal, explorar a coordenação motora fina e ampla, além de obter noções de espaço, conhecer as utilidades dos animais, saber identificar os animais que voam, os que rastejam, os que saltam e que nadam, assim respeitar, valorizar eproteger os animais em geral e voltados para o desenvolvimento integral da criança.
____________________________________________________________

_______________
“Não basta saber, é preciso saber fazer.”
O publico alvo atendido no Pré I – A, foi de 18 crianças com idade de quatro anos.
Este projeto conta com o importante apoio dos teóricos como Jean Piaget quando se refere ao fato de que odocente precisa respeitar o ritmo e o desenvolvimento de cada educando quando for planejar e aplicar suas aulas. Segundo Piaget “a criança não é um adulto em miniatura,”. Para ele há uma diferença entre o adulto e a criança quanto ao modo de funcionamento intelectual são dotados do mesmo equipamento básico, mas com menos aptidões ou com aptidões menos desenvolvidas. De acordo com Piaget, pensamos eraciocinamos de forma qualitativamente diferente em diferentes fases do desenvolvimento intelectual.
Todos percorremos uma sequência estruturalmente invariante de quatro períodos qualitativamente distintos, (estágio sensório motor, pré operatório, operatório concreto e operações formais) ou seja, não podemos saltar estágios ou passar por eles numa ordem diferente. PIAGET (1994).

Porém podevariar a idade em que atingimos cada estágio, isso varia de cada pessoa.
Lev S. Vygotsky quando se refere às atividades lúdicas como meio de aprendizagem aborda que há uma grande influência da brincadeira no desenvolvimento infantil e assim consequentemente sua motivação para o sucesso da aprendizagem. É necessário aproveitar o lúdico em sala de aula como facilitador do ensino aprendizagem. Os jogose as brincadeiras pedagógicas despertam nas crianças o gosto pela vida. De acordo com o referencial teórico de Vygotsky, é necessário dar ênfase ao aspecto cognitivo do jogo: o ser humano se desenvolve a partir do aprendizado, que envolve a interferência direta ou indireta de outros seres humanos. Quando...
tracking img