Memorial descritivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE
LINGUA PORTUGUESA

LIVIO ALVES BEZERRA

EDIZA CARVALHO ARAGÃO
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Letras (LED0022) – Estágio I
15/12/2010

1 INTRODUÇÃO

No presente estágio foram apresentadas questões didáticas, para a Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. De acordo com os planos de aula e conteúdos da escola, foifeita observação da aplicação dos mesmos em sala de aula. A análise dessas informações demonstra que o professor tem algumas dificuldades em adaptar o conteúdo de acordo com a realidade do aluno, enquanto ele mesmo recicla seu conhecimento criando novas formas de dividir esse conhecimento.

2 CORPO DO TRABALHO

De acordo com as informações podemos observar como se aplica e o que algunsprofessores da Língua Portuguesa, avaliam e como são avaliados pelos alunos e que o tipo de cidadão eles esperam libertar para o mundo. Também mostra como o educador está aplicando novas mudanças, como as inovações tecnológicas, as mudanças de conceitos relacionados à educação, as reformas ortográficas, as relações professor x aluno e professor x família e, com relação a estas questões foramelaboradas algumas perguntas entre elas “Quais os valores que devem ser trabalhados na escola?”, “Quais as metodologias usadas em sala de aula?”, “Como está a adaptação para a nova reforma ortográfica?”, “Qual o papel da família na escola?”.

Alguns educadores,quando indagados se há alguma dificuldade encontrada pelos alunos de acordo com a aplicação das novas normas muitos responderam que asdificuldades sempre irão existir, desde o comportamento do aluno, sua higiene pessoal e sua fala e escrita, pois culturalmente estamos habituados, a falarmos e escrevermos de certa maneira e com estas novas mudanças os alunos está com muitas duvidas se estão escrevendo correto ou errado.

Outra pergunta feita para os educadores foi a respeito de onde esta o maior índice de dificuldade,sendo que alguns citaram a questão do baixo salário, valorização do professor como profissional e como pessoa, a falta de participação da família do aluno no processo educacional.

Foi perguntado aos professores sobre sua preparação e planejamento, os mesmos fazem um planejamento quinzenal, junto com a coordenação da escola, porém, em parte, muito desse planejamento só fica nas reuniões,sendo que há professores que preferem trabalhar outros conteúdos, às vezes se afastando completamente do cronograma de aulas. Com relação às novas regras ortográficas um respondeu que está se preparando através de pesquisas em livros e uma ou outra na internet, pois segundo o mesmo não tem tempo para pesquisas mais profundas, e ás vezes depende de parceria com coordenação para obter os conteúdos,quando questionados sobre sua metodologia usada em sala de aula alguns responderam que utilizam materiais diversos como cartazes, e.v.a., e materiais reciclados.

A partir daí se levarmos em consideração a parte teórica e pratica de um profissional da área de Letras Língua Portuguesa, a sua formação em se tratando do ensino fundamental e médio segundo a opinião de alguns autores, “Se levarmosem conta que, ao longo dos últimos quinhentos anos, a gramática é o que mais tem ocupado as aulas de português e se levarmos a sério o que, desde então, vem sendo dito a respeito de como falamos e escrevemos, vamos ter de admitir que o ensino de gramática não nos  ensinou nem a aprender nem a ensinar português. Ao longo destes mesmos quinhentos anos, no entanto, temos sido capazes de produzir, àrevelia dessa mesma gramática, um conjunto de obras que desmente essa propalada incapacidade histórica.” Guedes (1999).

Segundo a crítica de Guedes comentada por Mondatori “Hoje, o brasileiro não se envergonha mais de falar sua própria língua, mas o professor de português se envergonha de ensinar ao usuário a língua que ele fala. Então, nós acabamos por nos dividir em dois grupos: um que...
tracking img