Memorial descritivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acadêmico (a): Jaqueline Felipe Matrícula: 323185

Professor (a)- orientador (a): Mara Manske

Curso: Pedagogia Turma: 0379

Local e data de entrega: Uniasselvi – 17/10/2012


O interesse em lecionar em minha vida iniciou no final do primeiro semestre em 2010, meu primeiro filhotinha um pouco mais de 1 ano de idade. Meu interesse inicial foi em educação infantil, com bebês e crianças até 2 anos de idade.

Iniciei meu curso superior de Letras, pois de inicio não tinha ainda muita certeza do que eu queria. Isso foi no primeiro semestre de 2011, onde comecei a trabalhar na área da educação infantil, em um CEI particular, localizado no centro da cidade. Logo no segundosemestre do mesmo ano transferi meu curso de Letras para Pedagogia na turma de sexta- feira à noite. No primeiro semestre de 2012, comecei a lecionar como segunda professora de um menino no 6º ano anos finais na E.E. B Victor Hering, transferi o dia do meu curso novamente de sexta-feira para quarta-feira, no segundo semestre deste mesmo ano comecei a lecionar também na mesma escola, mas com umaturma de 4º ano das series iniciais, sendo professora regente.


Antes de ter experiência dentro da sala de aula, eu achava que o modo certo de trabalhar era, apenas os livros e materiais didáticos que a escola disponibilizava, possuía pouca visão e noção da realidade, de como trabalhar com as crianças dentro da sala de aula, como estar alfabetizando-as e como trabalhar o lúdico dentro da salade aula, envolvendo diversas matérias, não deixando de lado o verdadeiro objetivo de ensinar e aprender. Depois de conhecer alguns teóricos para realização de paper’s alguns deles me ajudaram a entender melhor como trabalhar o lúdico com os alunos na escola, dois deles foram Gilda Rizzo, Ferreiro, Piaget.


Segundo Piaget (apud. FARIA 1998, p.63) “Cada período é caracterizado por aquilo quemelhor o individuo consegue fazer nessa faixa etária, as pessoas são ativas curiosas e inventivas durante a vida toda”


Agora além de trabalhar com a base desses teóricos tenho como planejar minhas aulas com a ajuda da internet, que vem apenas para melhorar cada vez o relacionamento entre eu e os alunos, pois trabalhando com o que eles têm no dia a dia nos torna mais próximos cada dia.Apesar de pouco tempo trabalhando dentro da sala de aula tenho certeza que mudei minha metodologia de ensino com as crianças, e metodologia do meu próprio aprendizado. Pois estou buscando cada vez mais dar o meu melhor, e buscar o meu melhor, com a ajuda dos teóricos que desde muito tempo atrás já citavam mudanças na educação e que essas mudanças seriam necessárias e reais na vida dos alunose na vida de nós professores.


Escolhi ser professora não pelo único motivo de que agora sou mãe e vou me relacionar e trabalhar com crianças, pelo contrario, eu resolvi ser professora, simplesmente pelo fato de gostar de estudar, de ler, e de querer passar para os outros um pouco do que aprendi, e aprendo no dia a dia, passar de uma maneira com que se torne interessante o assunto abordado,avaliar a criança não só pelo que ela respondeu no papel, mas a qualidade que ela respondeu, pode ser que não tenha concluído o que foi pedido, mas o que fez foi com muita qualidade, pode ser que na escrita determinada criança não saia tão bem, mas participa diariamente, oralmente transmitindo suas ideias e seus pensamentos de maneira clara e objetiva.


Gosto de criar formas diferentes deavaliar de sair daquele mundinho em que eu achava que só existia o tradicional, cada dia que passa gosto de transmitir as crianças o que eu aprendo dentro da universidade fazendo o curso de pedagogia, levando o que eu aprendi dentro da sala, para elas. Sempre coisas diferentes como jogos, vídeos, pinturas, a própria musica, etc.


Aprendi que indiferente o tipo de matéria posso trabalhar...
tracking img