Memorial de visita á exposição “Circa MMXI” – Anna Bella Geiger

282 palavras 2 páginas
Memorial de visita á exposição “Circa MMXI” – Anna Bella Geiger

Na visita a exposição Circa MMXI que ocorreu no Museu Nacional dos Correios concebida pela artista Anna Bella Geiger, foi talvez, a primeira vista o conjunto de obras mais “frio” dentre todos os locais e artistas vislumbrados este semestre. Uma espécie de zona atemporal pairava sobre o aposento, escuro, com algumas lâmpadas queimadas e sem nenhuma outra alma viva a percorrer aquele percurso.
Obras em sua maioria que tratam de aspectos cartográficos, uma ortografia do mundo, juntos com uma atenção antropológica do que consiste aqueles homens, aquela sociedade e aqueles hábitos.
No geral a exposição reúne várias linguagens, dentre fotografia, gravura, serigrafia, vídeo, aseemblages, monotipias e desenhos, mas não me despertam atenção emocional, vislumbro praticamente toda a galeria pela ótica racional, uma atenção dirigida e pré-determinada, que me faz crer que aquelas peças são importantes.
As serigrafias e as gravuras em metal possuem aspectos gráficos de combinação de cores e texturas juntos com uma sutileza econômica em utilizar os elementos, que eu considero bastante requintado.
A série de fotografias em cartões postais (Brasil Nativo / Brasil Alienígena, 1977) me prende atenção, talvez pelo tom irônico da obra, mas junto com as assemblages de aranhas e fios sobre uma fotografia de uma ponte (Flumenpont, Nº 2, 2005), são os trabalhos que mais me cativaram, gosto como a estranheza dessas obras chega ser algo familiar, principalmente na série de cartões postais, a “brincadeira” com as aranhas tecendo sua teia no que na verdade é uma estrutura construída pelo homem, e está como um animal potencialmente perigoso, me interessa.
No geral, apesar dos vários trabalhos em diversas linguagens, o foi a exposição menos comovente visitada.
­­­­­­­

Relacionados