Memorial de farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Farmacologia:
Ciência que estuda a história, as propriedades físicas e químicas, os efeitos bioquímicos e fisiológicos, o mecanismo de ação, a absorção, distribuição, biotransformação, excreção e os usos terapêuticos dos fármacos.

fármaco é uma substância química conhecida e de estrutura quimica definida dotada de propriedade farmacológica. Medicamento é um produto farmacêutico, tecnicamenteobtido ou elaborado com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. Placebo é como se denomina um fármaco ou procedimento inerte, e que apresenta efeitos terapêuticos devido aos efeitos fisiológicos da crença do paciente de que está a ser tratado.

Um medicamento genérico é um medicamento com a mesma substância ativa, forma farmacêutica e dosagem e com a mesmaindicação que o medicamento original, de marca. E principalmente, são intercambiáveis em relação ao medicamento de referência, ou seja, a troca pelo genérico é possível.É mais barato porque os fabricantes de genéricos, ao produzirem medicamentos após ter terminado o período de proteção de patente dos originais, não precisam investir em pesquisas e refazer os estudos clínicos que dão cobertura aos efeitoscolaterais, que são os custos inerentes à investigação e descoberta de novos medicamentos, visto que estes estudos já foram realizados para a aprovação do medicamento pela indústria que primeiramente obtinha.
Exemplos:acebrofilina,aclofenaco.

Medicamento de referência é um medicamento inovador que possui marca registrada, com qualidade, eficácia terapêutica e segurança, comprovados através detestes científicos, registrado pelo órgão de vigilância sanitária no país.
Exemplo: Brondilat,Proflam.

Segundo a Anvisa um similar é:aquele medicamento que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência,podendo diferir no tamanho e forma do produto, prazo develidade, embalagem, rotulagem excipientes e veículos,devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.
Exemplo: Gingilone, Melhoral infantil.

Bula
Uma bula deve conter:
Nome do medicamento:
Nome químico do fármaco:
Nome genérico do fármaco:
Forma farmacêutica:
Composição:
Dosagem:
Esquema posológico:
Indicação terapêutica:
Mecanismo de ação (elementos dafarmacodinâmica):
Farmacocinética:
Efeitos adversoa:
Contraindicações:
Interação medicamentosa:
E se o medicamento se trata de um medicamento genérico.



Via de administração: é o caminho pelo qual uma droga é colocada em contato com o organismo. Pode ser :

• Tópica: efeito local; a substância é aplicada diretamente onde deseja-se sua ação. Pode ser epidérmica, inalável,colírio, nasal.
•Enteral: efeito sistêmico (não-local); recebe-se a substância via trato digestivo.Pode ser a partir de comprimidos, comprimido revestido,comprimido de liberação prolongada, cápsula, comprimido de dissolução instantânea, compridos mastigáveis, drágeas, pó oral, spray oral, soluções orais ( aquosas ou oleosas), suspensão oral, supositório e xarope.
• Parenteral: efeito sistêmico; recebe-se asubstância por outra forma que não pelo trato digestivo. Pode ser a partir de injeções, inalações, solução nasal, suspensão injetável, adesivos, pomadas, óvulos vaginais, creme, loção, spray, gel, pós.

Absorção - é a passagem do fármaco do local em que foi administrado para a circulação sistêmica. Constitui-se do transporte da substância através das membranas biológicas. Tratando-se da via deadministração intravenosa, não se deve considerar a absorção, uma vez que, neste caso, o fármaco é administrado diretamente na corrente sangüínea.
Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico-químicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica,...
tracking img