Memoria de computador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO DO LIVRO
“INTRODUÇÃO A ARQUITETURA DE COMPUTADORES’ DE”.
MILES J. MURDOCCA E VINCENT P. HEURING.

A memória do computador consiste numa coleção de registradoresnumerados consecutivamente (endereçados), cada um dos quais armazena 1 bit.ð Um bit é uma coleção de oito bits. Cada registrador tem um endereço, chamado de localização namemória.
Um nibble diz respeito a uma coleção de 4 bits adjacentes. ð O significado dos termos “bit” “byte” e “nibble” são normalmente um consenso independente de detalhesespecíficos de uma arquitetura, mas o significado de palavra depende do processador em questão.
Tamanhos típicos de palavras são 16, 32, 64 e 128 bits, com a palavra de tamanho de 32bits sendo a mais comum hoje em dia, a palavra são de 64 bites aumentado em popularidade.
Quando as palavras de múltiplos bits são usadas existem duas opções a respeito daordem na qual os bytes são armazenados na memória: o byte mais significativo no menor endereço, chamado de big-endian, ou byte menos significativo armazena no menor endereço,chamado litle-endian.
A diferença entre endereço e dado:ð Exemplo: O endereço tem 32 bits, uma palavra também tem 32 bits, mas eles não são a mesma coisa. O indereço é um apontadorpara uma posição de memória que contem dados.
A memória é organizada em uma hierarquia.ð No topo da hierarquia estão registradores que tem a mesma velocidade que a CPU, mastendem a ser grandes e consumir uma quantidade significativa de energia.ð A media em que subimos a hierarquia, temos maior desempenho a um custo mais auto.
Memória virtual éunidimensional no sentido de que endereço crescem para cima ou para baixo.ð Segmentação divide o espaço de endereçamento em segmentos, que podem ter tamanho arbitrário.
tracking img