Membrana celular ou plasmatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Membrana celular ou plasmática: protege-a contra agentes mecânicos ou químicos e seleciona tudo o que nela entra ou sai. Toda a célula, seja procarionte ou eucarionte, apresenta uma membrana queisola do meio exterior: a membrana plasmática.

Permeabilidade da membrana: A membrana celular é semipermeável e seletiva. Pode transportar materiais passiva ou ativamente.
Transporte Passivo: Ocorrepor difusão, independentemente de consumo de energia pela células; os matérias entram e saem da célula, segundo gradientes de concentração.
Transporte Ativo: Depende da energia fornecida pelo ATP eocorre contra gradientes de concentração.
Proteínas transportadoras ou permeases: Grande parte da seletividade da membrana é atribuída as proteínas transportadoras, denominadas permeases, que sãoenzimas capazes de reconhecer as moléculas a serem transportadas.

Fagocitose: no processo da fagocitose, as partículas sólidas e grandes são englobadas por meio de pseudópodes e forma-se um vacúolodigestivo. Os pseudópoles são expansões citoplasmáticas temporárias devido a mudança do estado micelar do citoplasma de coloide-sol para coloide-gel e vice-versa.

Pinocitose: é o mecanismo peloqual são incorporadas a célula proteínas e outras substancias solúveis.

Exocitose: é quando uma vesícula no citoplasma se desloca para a superfície interna da membrana celular e se funde e ela,liberando o conteúdo vesicular para o meio extracelular.
O glicocálix é uma matriz extracelular, uma camada externa à membrana, presente em células animais, formada por glicolipídios, esfingolipídios,glicoproteínas e proteoglicanas. Protege a célula contra agressões físicas e químicas, retém nutrientes e enzimas e participa do reconhecimento intercelular, uma vez que diferentes células possuemdiferentes glicocálix e diferentes glicídios.
Permeabilidade seletiva: a membrana é permeável, mas não á tudo. Função da membrana plasmática é envolver e proteger a célula.
As microvilosidades são...
tracking img