MELHORIA ERGONÔMICA

458 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO

Quanto mais acirrada são as circunstâncias de competitividade no mercado, maiores são as exigências de desempenho para pessoas e organizações. Surgiu assim a necessidade de um procedimento de condições ergonômicas de trabalho e produtividade.

A Ergonomia possibilita que o trabalho seja bem dimensionado, otimizando sua eficácia e permitindo que as pessoas desenvolvam suas atividades em condições mais favoráveis à promoção de sua saúde e prevenção de certos grupos de doenças.

Com intuito de unir condições ergonômicas de trabalho e produtividade é que se promoveu a melhoria que a seguir será demonstrada:

MÁQUINA AUTOMÁTICA DE EMPACOTAMENTO VERTICAL

A ensacadeira Masipack como é tratada na empresa é do modelo MX 250SU, tem por função o ensaque de proteína texturizada, o empacotamento é feito em embalagens de 500 gramas cada.
Regime de trabalho 24 horas diárias

O SISTEMA ORIGINAL

Conforme desenho na foto a seguir, podemos verificar a sistemática original de transmissão, observa-se que a junta sofria desgaste rapidamente e gerava folgas o que prejudicava a soldagem das embalagens gerando retrabalho e perda de produtividade e produto.
A manutenção fazia intervenções a cada dois dias para amenizar os problemas e mensalmente tinha de retirar todo o conjunto para troca das juntas, para substitui-las por folgas exageradas ou quebra.
Antes da melhoria efetuada que veremos adiante a produtividade deste equipamento era de 40000 pacotes dia o que daria 1.200.000 pacotes mês.

A JUNTA ANTIGA

O EIXO CARDÃ NOVO

O ESTUDO DA MELHORIA

No intuito de melhorar a performance do equipamento, reduzir as intervenções mecânicas e aumentar a produtividade, estudou-se uma melhoria, utilizar o eixo “carda”.
No sistema antigo gerava folga com grande freqüência necessitando de parada de máquina para ajuste da mesma, pois no fechamento das embalagens prejudicava a

Relacionados

  • eletricidade
    35076 palavras | 141 páginas