Melhoria continua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2010
Material de estudo

INTRODUÇÃO À ROBÓTICA

André Luiz Carvalho Ottoni

Introdução à Robótica Capítulo 1 - Introdução Robótica é um ramo da tecnologia que engloba mecânica, eletrônica e computação, que atualmente trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controladosmanualmente ou automaticamente por circuitos elétricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação da vida, não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô. Cada vez mais que as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs. Os robôs são apenas máquinas: não sonham nem sentem e muito menos ficamcansados. Esta tecnologia, hoje adotada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários. A idéia de se construir robôs começou a tomar força no início do século XX com a necessidade de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. É nestaépoca que o robô industrial encontrou suas primeiras aplicações, o pai da robótica industrial foi George Devol. Atualmente, devido aos inúmeros recursos que os sistemas de microcomputadores nos oferece, a robótica atravessa uma época de contínuo crescimento que permitirá, em um curto espaço de tempo, o desenvolvimento de robôs inteligentes fazendo assim a ficção do homem antigo se tornar a realidade dohomem atual. A robótica tem possibilitado às empresas redução de custos com o operariado e um significativo aumento na produção. O país que mais tem investido na robotização das atividades industriais é o Japão, um exemplo disso observa-se na Toyota Em diversos ramos a robótica que gera impacto social positivo. Quando um robô é na realidade uma ferramenta para preservar o ser humano, como robôsbombeiros (em português), submarinos, cirurgiões, entre outros tipos. O robô pode auxiliar a re-integrar algum profissional que teve parte de suas capacidades motoras reduzidas devido a doença ou acidente e, a partir utilização da ferramenta robótica ser reintegrado ao mercado. Além disto, estas ferramentas permitem que seja preservada a vida do operador.

1

AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA Automação erobótica são duas tecnologias intimamente relacionadas. Num contexto industrial podemos definir a automação como uma tecnologia que se ocupa de sistemas mecânicos, eletrônicos e à base de computadores na operação de controle de produção. Conseqüentemente a robótica é uma forma de automação industrial. Existem três tipos de automação industrial: • • Fixa: Volume de produção muito elevado.Programável: Volume de produção relativamente baixo e há uma variedade de produtos a serem fabricados. • Flexível: Médio volume.

Dos três tipos de automação, a robótica coincide mais estritamente com a programável. Um robô industrial é uma máquina para finalidades gerais, programável, que possui certas características antropomórficas, ou similares às humanas. O robô pode programado para atuar numasequência de movimentos a fim de realizar alguma tarefa definida. Ele repetirá esse padrão de movimento até que seja reprogramado para realizar alguma outra tarefa. ROBÓTICA NA FICÇÃO CIENTÍFICA Entre os escritores de ficção científica, Isaac Asimov contribuiu com inúmeras histórias sobre robôs, a partir de 1939, e, de fato, lhe é dado o crédito de cunhar o termo “robótica”. A figura de um robô queaparece em seu trabalho é a de uma máquina bem projetada, à prova de falhas, que atua de acordo com três princípios, chamados por Asimov de as Três Leis da Robótica: 1. Um robô não pode ferir um ser humano, ou por inação, permitir que um humano seja ferido. 2. Um robô deve obedecer às ordens dadas por humanos, exceto quando isto conflitar com a Primeira Lei. 3. Um robô deve proteger sua própria...
tracking img