Melhoramento animal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO DAS MATRIZES ANGLONUBIANAS COM BASE EM ÍNDICES DE SELEÇÃO



1. INTRODUÇÃO

O melhoramento genético depende, basicamente, da existência de variação genética nas características econômicas, da intensidade de seleção e do intervalo de gerações. O passo inicial é, portanto, avaliar as diferenças genéticas na população disponível. A maioria dos caprinos é explorada com um duplo fim:produção de carne e de leite. Segundo Torres (1981), as duas características são as principais, usadas para a seleção.
O termo seleção, para o melhoramento animal, refere-se a taxas reprodutivas diferentes entre os indivíduos de diferentes genótipos, de uma dada população. Assim, o efeito primário da seleção é o de aumentar a freqüência gênica favorável, consequentemente, reduzindo a freqüênciados genes de efeitos desfavoráveis. Para Pereira (2004), o interesse do criador é a seleção simultânea de várias características. Raramente uma única característica é o objetivo da seleção. A eficiência dos animais de interesse zootécnico se relaciona estreitamente com as características que provocam maior retorno econômico para a atividade. Sendo assim, em função dos interesses seletivosmúltiplos, a seleção deve ser direcionada para características de real importância e que causam impacto econômico na atividade. A seleção age fazendo com que indivíduos portadores de determinados genes ou combinações gênicas favoráveis deixem mais filhos que outros que não possuem tais genes ou combinações gênicas.
Então, eleger características desejáveis e economicamente importantes é decisão corretapara construção de índices de seleção, que propiciarão aumento maior no mérito genético de indivíduos, não só caprino, mas todos os animais de interesse zootécnico. Na seleção para várias características, alguns métodos são recomendados, como: método de Tandem, Níveis independentes de eliminação, índice de seleção com base no peso econômico, índice de Rank.

O caprino é uma importante espéciedoméstica para as regiões tropicais, contribuindo largamente para a oferta de produtos nobres (carne, leite e pele), emprego rural, tendo uma importância socioeconômica especial em regiões áridas, semi-áridas e montanhosas, inclusive em terras marginais e pouco agricultáveis, sendo muitas vezes a única fonte de renda do produtor em população de baixa renda (Costa et al., 2004).
O rebanho mundial decaprinos é de 715,3 milhões de cabeças. O Brasil desponta como um dos maiores produtores mundiais, com um rebanho de 10.306.722 cabeças (IBGE, 2007). Grande parte do rebanho nacional concentra-se na região Nordeste, que detém aproximadamente 93% do efetivo do país. Por sua vez, o rebanho caprino do Piauí é o terceiro maior do Nordeste com 1,3 milhões de cabeças (IBGE, 2007).
Independente da formade exploração, a caprinocultura é uma das alternativas que poderá contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das regiões semi-áridas, especialmente brasileiras. Porém, na maioria das vezes, devido à baixa aptidão dos rebanhos para produzir carne, leite ou pele, torna-se necessária a introdução de genótipos ou de indivíduos de raças especializadas, geneticamente superiores (Simplício eSantos, 2005).

1.2 Raça Anglo Nubiana

A Raça Anglonubiana é, seguramente, o grupo genético caprino controlado mais amplamente difundido no Nordeste do Brasil. No entanto, embora seja comum a presença de reprodutores Anglonubiana na maioria dos rebanhos caprinos do Nordeste, as informações sobre a capacidade produtiva desta raça ainda carecem de maior aprofundamento.
Raça caprina muito rústica eperfeitamente adaptável ao Brasil, com destinação para carne e leite. Mista de leite e carne produz em média 2 litros de leite por dia, numa lactação de sete meses. Os cabritos vão para o abate aos três meses, já com 21 a 22 Kg. É uma raça inglesa, decorrente do acasalamento entre animais nubianos importados da África, Arábia e Índia, por volta de 1895, e caprinos importados nativos, de pelo...
tracking img