Meios de cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Curso Superior de Tecnologia em Alimentos.
Unidade Curricular: Microbiologia de alimentos I.

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Preparo de meios de cultura, sólido e líquido.

Acadêmico: Andrei Dal Berto.
Professora: Josiane Betat da Silva.

Chapecó, 2012.
1. INTRODUÇÃO
Meios de cultura são preparações químicas que possuem em suaformulação, nutrientes necessário, para que os microrganismos possam multiplicar-se, permitindo seu estudo. São classificados quanto ao estado físico: sólido semi-sólido e líquido, e ainda por sua composição química, e os objetivos a que se destinam. Além disso, o cuidado também e fundamental, ao manusear os meios de cultura, para obter o resultado desejado e manter a segurança de quem os manipula, osmateriais utilizados devem passar por esterilização para que não haja contaminação dos meios de cultura, todas as etapas do desenvolvimento devem ser tratadas com assepsia, evitando problemas no laboratório e possíveis erros e nos resultados da análise. Buscamos nesta prática o desenvolvimento de um meio de cultura sólido e um meio de cultura líquido,
2. REVISÃO DE LITERATURAAcidentalmente, cientistas alemães virão colônias crescendo sobre batatas fervidas e subseqüentemente encontraram maneiras para separar micróbios. Para isso eles desenvolveram meios específicos para cultivar microrganismos. Meios são constituídos por substâncias que satisfazem as necessidades nutricionais dos microrganismos 21 .
Para crescer, todos os organismos necessitam de uma variedade de elementosquímicos como nutrientes. Estes elementos são necessários tanto pára a síntese como para as funções normais dos componentes celulares. Quando os microrganismos são removidos do seu meio e cultivados em laboratório, os microbiologistas utilizam meios que simulam ou até mesmo melhoram as condições naturais21.
Quando microrganismos são colocados em um meio de cultura para iniciar o crescimento, sãochamados de inoculo. Os microrganismos que crescem e se multiplicam nos meios de cultura são denominados cultura52.
Os meios microbiológicos utilizados no cultivo de microrganismos podem ser tanto quimicamente definidos como indefinidos (complexos), ou ainda fluidos ou solidificados com ágar. Os meios fluidos quimicamente definidos são utilizados na determinação dos requerimentos nutricionais precisosdos microrganismos21.
Um meio quimicamente definido é aquele em que a composição química exata e conhecida52.
Meios complexos são compostos de nutrientes como extratos de leveduras, de carne ou de plantas ou de produtos de digestão protéica dessas ou de outras fontes. A composição química exata pode conter pequenas variações em diferentes culturas do produto52.

Definições:
* Meios nãoseletivos: meios de cultura que não contém em sua formula componentes que impeçam o desenvolvimento dos microrganismos.
* Meios seletivos: meios de cultura que inibem o crescimento de parte da flora contaminante, facilitando assim o desenvolvimento de microrganismos que se deseja pesquisar.
* Meios de cultura de referencia: meio que deve ser utilizado para efeito de comparação com o meioa ser testado.
* Meio de cultura teste: meio que será avaliado.
* Microrganismo-controle: cepas puras de microrganismos utilizados para a realização dos testes microbiológicos de performance dos meios de cultura43.
Técnicas de cultivo em placa são empregadas para determinar a população microbiana total de um produto ou dar a contagem de um grupo particular de microrganismo14.
ObjetivoDesenvolver prática no preparo de meios de cultura sólido e líquido.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1- Meio de cultura sólido
Para o preparo do meio de cultura sólido foram utilizados os seguintes materiais:
* Papel laminado;
* Erlenmeyer;
* Espátula;
* Proveta;
* Bastão de vidro;
* Placas de Petri;
* Piceta com água destilada;
* Ágar BPLS®;
* Autoclave....
tracking img