Meio geografico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A geografia política contemporânea.

Devido às características da atualidade, onde os atores possuem uma complexidade diferente delimitar o campo da geografia política é uma tarefa difícil, porém necessária, para distingui-la das outras vertentes da geografia.

Uma sociedade, nos tempos atuais, pode existir em múltiplas escalas, da local a mundial o que força os territórios delimitados eestáveis da política, a conviverem com as múltiplas espacialidades inventadas pelos atores sociais.

A autora considera necessário “pensar um espaço político como um recurso metodológico para identificar as condições que o diferenciam de outros espaços, objetos de estudos da geografia”.

Para qualificar um espaço político ela parte de dois pontos: as escalas territoriais dos fenômenos políticos e aidentificação do campo da disciplina.

As escalas

Diferente da geografia política clássica, surgida nos marcos da escala dos Estados nacionais, a disciplina na atualidade, precisou responder aos desafios dos fenômenos em escalas múltiplas.

Nas últimas décadas do século XX a escala dos fenômenos da globalização impôs-se as reflexões na maioria dos campos das ciências sociais

O paradigmamais aceito para examinar o impacto da globalização sobre localidades é a teoria de sistemas-mundo de Immanuel Wallerstein, com forte influencia na elaboração da chamada “nova geografia politica”

Essa teoria se propõe a situar o estado-nação e as politicas locais no contexto das determinações globais as quais distinguem o que ocorre no nível global dos acontecimentos na arena subnacional,propondo-se como alternativa as abordagens centradas no estado. A premissa dessa proposição é que o que está acontecendo na escala global tem efeitos mais diretos na configuração das formas locais de ação politica coletiva do que o que ocorre no próprio estado. As ações politicas locais são sempre determinadas pelos vetores da escala global, devendo-se concentrar nela as questões e as indagações paraas pesquisas, mesmo que o objetivo seja compreender as esferas do cotidiano.

A escala global torna-se o recorte privilegiado para investigar os processos econômicos e políticos tudo o que acontecesse nas escalas nacionais e locais é considerado epifenômeno da escala global.

Ela cita Peter J. Taylor, autor que considera o momento histórico contemporâneo sob a perspectiva da transição para odeclínio do Estado e que considera de interesse relativamente limitado trabalhar ao nível do Estado-nação:

em nosso tempo a noção de globalização é um das idéias-chave para compreender as mudanças sociais comtemporaneas. Após o confinamento da politica global, o mundo tem se tornado cada vez mais integrado economicamente, tanto que ao fim do nosso século prognósticos voltam-se para adesumanização na qual nossas vidas estão organizadas. Mesmo os estados, o foco da maior atividade política, parecem estar marginalizados pelas forças econômicas trans-Estado que avançam fora do seu controle. O século XX é o período da escala geográfica global e (...) da analise global da sua geografia politica.

Wallerstein reconhece a temporalidade diferenciada dos processos e das perspectivas dos atoresque comandam as mudanças que afetam as estratégias de sobrevivência do cotidiano e os problemas de longo prazo - a saber, estratégia de transformação. Para ele o Estado é o instrumento de solução das questões mais imediatas, mas a longo prazo sua importância esta diminuindo. Sua preocupação era a de elaborar uma teoria das forças mais importantes que impulsionam as transformações econômicas esociais.

Com a ajuda deste autor, argumenta que a escolha de apenas uma escala explicativa para a Geografia politica resultará em uma visão incompleta, pois cada escala em particular produz recortes significativos para a análise de fenômenos em geografia politica.

A geografia politica que privilegia a analise sobre a escala do Estado deixou de ver outras escalas significativas dos espaços...
tracking img