Meio envolvente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Meio Envolvente da Drink In, S.A.



Índice

Introdução 3
Apresentação da Empresa 4
Meio Envolvente Contextual 5
 Contexto económico 5
 Contexto sócio-cultural 5
 Contexto politico-legal 5
 Contexto Tecnológico 6
Meio Envolvente Transaccional 7
 Clientes 7
 Fornecedores 8
 Concorrentes 9
 Comunidade 11Conclusão 12
Bibliografia 13

Introdução

No âmbito da disciplina de Introdução à Gestão, foi-nos proposto caracterizar o meio envolvente transaccional e contextual de uma dada empresa no qual escolhemos Drink In, S.A. (Cintra Cervejas).
A Drink In, S.A. trata-se de uma empresa de cervejas mas também produz água e refrigerantes, insere-se no sector secundário, tratando-se de uma médiaempresa, tendo em conta o número de empregados e o volume do negócio. A empresa situa-se no concelho de Santarém.
No meio envolvente contextual vamos abordar a empresa no contexto económico, sócio-cultural, político-laboral e tecnológico. Enquanto que no meio envolvente transaccional divide-se em clientes, fornecedores, concorrentes e comunidade.

Apresentação da Empresa

A Drink In, é umasociedade anónima constituída em Novembro de 1999, com o capital social de 5.000.000 euros e com o objecto social principal de “industrialização em todas as suas fases, comercialização, representação e distribuição de cervejas e águas”. A Cintra é uma marca de cerveja no segmento de maior importância do mercado português de bebidas alcoólicas. Apesar da realidade dos números, desde há alguns anos que omercado português se encontra adormecido.
Para atingir este objectivo, foram investidos 75 milhões de euros no projecto de lançamento e na fábrica de Santarém, cujo início de construção remonta a 1999. A marca cerveja Cintra faz parte do universo Drinkin e foi detido a 100% pelo empresário Sousa Cintra passando a totalidade do seu capital em meados do ano 2006 para outra sociedade cujo principalaccionista é o Dr. Jorge Armindo.
Nos segmentos das bebidas, a empresa desenvolve negócios de produção e comercialização.

Meio Envolvente Contextual
Procura-se identificar mudanças que possam trazer implicações profundas para o negócio. Determina-se um conjunto de oportunidades e ameaças para que se realize uma adaptação continua a novas condições. É composto por quatro contextos distintosmas inter-relacionados:

* Contexto económico
Desde 2001 existe uma desaceleração do crescimento do PIB, o que conduz naturalmente a uma fase de retracção à procura de bens e serviços, e por consequência à contracção da actividade empresarial. Esta evolução demonstra não só a fragilidade da economia portuguesa, como reflecte a fase negativa que neste momento se vive em particular naeconomia Mundial.

* Contexto sócio-cultural
Do contexto sócio-cultural, os estilos de vida e os novos valores sociais são sem dúvida factores que destaco como fulcrais no posicionamento estratégico das empresas do sector em análise. A evolução dos estilos de vida desde meados dos anos 70, com a liberalização dos comportamentos quer dos jovens quer das mulheres, veio dar ao mercado novasoportunidades para explorar. Sem dúvida que os valores sociais também neste contexto são determinantes do posicionamento da empresa.

* Contexto politico-legal
Os apoios ao investimento provenientes da integração na União Europeia deram a possibilidade de abertura e implementação de novas fábricas, troca de informação no que se refere à adopção de novas tecnologias, abertura de novosmercados e consequentemente novas oportunidades de negócio.
Por outro lado a harmonização da legislação comunitária veio trazer novas medidas restritivas no que se refere ao álcool.
* Contexto Tecnológico
Neste contexto é importante destacar a possibilidade de aposta em novas tecnologias produtivas, de controlo de qualidade, novas tecnologias de comunicação, como factores relevantes de...
tracking img