Meiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A meiose (sigla = R!) é um processo de divisão celular pelo qual uma célula diplóide (2N) origina quatro células haplóides (N), reduzindo à metade o número de cromossomos constante deuma espécie.

DESENVOLVIMENTO

A meiose é uma forma de divisão celular que possibilita a formação dos gametas (células sexuais). Nas células humanas diplóides existem 46 cromossomos. Através dameiose, elas passam a ter 23 cromossomos. No processo de fecundação humana, ocorre a união de dois gametas dos pais, resultando em um ovo com 46 cromossomos. A meiose é responsável peladiversificação do material genético nas espécies. A reprodução sexuada permite a mistura de genes de dois indivíduos diferentes da mesma espécie para produzir descendentes que diferem entre si e de seus pais emuma série de características.

A meiose é subdividida em duas etapas: a primeira divisão meiótica (meiose I) e a segunda divisão meiótica (meiose II).
Etapas da meiose

Meiose I
Basicamente asfases da meiose são parecidas com a da mitose. Em ambas, os pares de cromossomos se alinham no centro da célula e seguem para lados opostos. A meiose difere pelo “crossing-over” que ocorre com o DNA.Este “crossing over” é a troca de genes entre as células. Nesta troca, os genes são misturados e o resultado desta troca não é uma duplicação perfeita como ocorre na mitose. Aqui as células sedividem originando duas novas células com apenas um par de cromossomos cada uma. 

Como o período de interfase é muito curto na meiose, as células não têm tempo de duplicar seus cromossomos pararealizar uma divisão mitótica, então, elas novamente partem para uma divisão meiótica.
Etapas Meiose I

Prófase I → é uma fase muito extensa, constituída por 5 subfases:

Leptóteno – Devido a suaespiralação, os cromossomos ficam visíveis. Apesar de duplicados desde a intérfase eles aparecem ainda como filamentos simples, bem individualizados.
Zigóteno – Os cromossomos homólogos se atrasem,...
tracking img