Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Níveis de Organização dos seres vivos
1. Espécie;
2. População;
3. Comunidade.

Espécie
Espécie são seres vivos de um mesmo grupo capazes de reproduzirem entre si produzindo descendentes férteis. Por exemplo, temos espécies de cães, de gatos, de bois, etc.

Populações
População é o conjunto de indivíduos da mesma espécie vivendo numa mesma região. As populações reúnem os indivíduos deuma mesma espécie que podem interagir entre si em um determinado habitat.
Se um gato é um indivíduo, muitos gatos são uma população de gatos. Então podemos dizer que população é o conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem numa mesma região.

Comunidades
Comunidade é o conjunto de populações coexistindo numa mesma região. Numa comunidade, os seres vivos interagem, isto é, estabelecemrelações entre si. Diz-se que existe uma interdependência entre os seres vivos. Se, por exemplo, os vegetais desaparecessem, toda a comunidade ficaria ameaçada, pois os animais não encontrariam mais alimentos e acabariam morrendo.

Habitat
Habitat pode ser definido como o local ocupado pela espécie, com todas as características bióticas. Simplificando, podemos dizer que o habitat é o endereço deuma espécie ou indivíduo em um ecossistema.
Na natureza, as espécies são encontradas em lugares determinados. É como se fosse um endereço. Por exemplo: a onça e o gambá vivem na floresta e não no deserto; o camelo e o rato-canguru vivem no deserto e não em uma floresta; o Curimatá vive no rio e não no mar; a sardinha vive no mar e não no rio.
Esses exemplos mostram que cada espécie está adaptadapara viver em um determinado ambiente: floresta, deserto, água doce, água salgada, etc. Esse lugar, onde a espécie vive, recebe o nome de habitat.

Nicho ecológico
Nicho ecológico é a função da espécie dentro do conjunto do ecossistema e suas relações com as demais espécies e com o ambiente. Assim, o nicho seria a profissão da espécie ou indivíduo.
Como se conhece o nicho ecológico de umaespécie?
Para definir nicho ecológico de uma certa espécie, é necessário conhecer suas fontes de energia e alimento, suas taxas de crescimento e metabolismo, seus efeitos sobre outros organismos e sua capacidade de modificar o meio em que vive, ou seja, precisamos saber do que ela se alimenta, onde se abriga, como se reproduz, quais os seus inimigos naturais, etc.
Vamos ver alguns exemplos: a cutiae a onça podem ser encontradas na mata Atlântica; possuem, então, o mesmo hábitat. No entanto, os nichos ecológicos desses animais são diferentes. A cutia é herbívora, alimentando-se de frutos, sementes e folhas; abriga-se em tocas ou em tocos de árvores e serve de alimento para animais diversos, como a própria onça. Já a onça é carnívora, alimenta-se de animais diversos, como cobras e macacos, enão vive em tocas. Como se vê, cutias e onças têm modos de vida diferentes, isto é, desempenham diferentes atividades dentro de um mesmo ecossistema. Logo, o nicho ecológico da cutia é diferente do nicho ecológico da onça. Logo, o nicho ecológico da cutia é diferente do nicho ecológico da onça.

Ecossistema = comunidade + meio ambiente
Em um ecossistema, o conjunto de seres vivos interageentre si e com o meio natural de maneira equilibrada, pela reciclagem de matéria e pelo uso eficiente da energia solar.
Os ecossistemas apresentam dois componentes principais que se inter-relacionam:
 Fatores abióticos – são os fatores não-vivos. Podem ser físicos, como a radiação solar, temperatura, luz, umidade, ventos, ou químicos, como os nutrientes, presentes nas águas e no solo;
 Fatoresbióticos – representados pelos seres vivos que compõem a comunidade ou biocenose ou biota.
Assim, um lago, um rio, um campo ou uma floresta são exemplos de ecossistemas. Neles, encontramos seres vivos diversos (componentes bióticos) que se relacionam entre si e com os vários fatores ambientais, como a luz, a água, etc. (componentes abióticos).

Ecossistemas Aquáticos
Este tipo de ecossistema...
tracking img