Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Neste trabalho iremos falar sobre os principais problemas ambientais que afetam nosso Planeta e o que podemos fazer para contribuir para a conservação do meio ambiente. Os temas que destacamos para esse assunto: A POLUIÇÂO da ÁGUA, e a POLUIÇÂO do AR.
POLUIÇÂO
O que é a POLUIÇÃO?
O termo “poluição” refere-se à degradação do ambiente por um ou mais fatoresprejudiciais à saúde deste. Ela pode ser causada pela liberação de matéria, e também de energia (luz, calor, som) os chamados poluentes.
A ação do homem sobre o meio ambiente quase sempre tem efeitos negativos, porque não são usadas as devidas precauções. Acontece muitas vezes que a poluição num determinado local, seja na água, no ar ou na terra, obriga a que muitas espécies de animais e plantas queaí vivem criem condições de forma a poderem adaptar-se para conseguir sobreviver no seu ambiente. Noutros casos, a contaminação é tão forte que muitas espécies acabam por morrer e extinguem-se para sempre.


ALGUNS TIPOS DE POLUIÇÃO


POLUIÇÃO DA ÁGUA:
A água, considerada o solvente universal, é de extrema importância para a vida de todas as espécies, sendo responsávelpelo transporte de nutrientes, considerada regulador de temperatura corporal, entre outros fatores.
Porém, apesar de todos os aspectos benéficos proporcionados pela água, o homem tem modificado drasticamente a qualidade desse recurso natural. O lançamento de efluentes industriais, agrícolas (pesticidas e fertilizantes químicos), de lixo e de esgoto doméstico são os principais responsáveispela poluição das águas.
Quando um copo-d’água recebe essas substâncias sem o devido tratamento, ocorre a alteração da composição química da água, fato que prejudica a sua qualidade. O lençol freático (água subterrânea) também é poluído, pois ocorre a infiltração dessa água contaminada.
Poluição da água causada pelo lançamento de efluentes sem tratamento.
Oesgoto doméstico, composto basicamente de fezes humanas e restos de comidas, é rico em nitrogênio, causando a morte de várias espécies aquáticas. Outro aspecto negativo é que esse esgoto possui uma grande quantidade de bactérias que podem causar diversos tipos de doenças como: diarreia, cólera, etc. 
Uma forma de minimizar esse problema é através dos serviços de saneamento ambiental,que incluem a coleta e o tratamento de lixo e de esgoto. Porém, a ausência desse serviço é muito grande em vários países. No Brasil, por exemplo, mais da metade do esgoto é lançado em rios, lagos e no mar sem passar por um tratamento adequado.
Também é importante que haja fiscalização nas indústrias, redução na utilização de produtos químicos na mineração e na agricultura, além daconscientização da população para a importância de se preservar o bem natural mais precioso da vida, a água.








A água pode ser contaminada de muitas maneiras:
 
- pela acumulação de lixos e detritos junto de fontes, poços e cursos de água;
- pelos esgotos domésticos que aldeias, vilas e cidades lançam nos rios ou nos mares;
- pelos resíduos tóxicos quealgumas fábricas lançam nos rios;
                                                       
 - pelos produtos químicos que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas, e que as águas das chuvas arrastam para os rios e para os lençóis de água existentes no subsolo;
 - pela lavagem clandestina, ou seja, não autorizada, de barcos no alto mar, quelargam combustível;
 - pelos resíduos nucleares radioativos, depositados no fundo do mar;
 - pelos naufrágios dos petroleiros, ou seja, acidentes que causam o derrame de milhares de toneladas de petróleo, sujando as águas e a costa e matam toda a vida marinha – as chamadas marés negras.
                                         






O QUE FAZER PARA DIMINUIR A POLUIÇÃO DA...
tracking img