Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O MEIO AMBIENTE COMO PRODUTO DE CONSUMO ENFATIZANDO A PROBLEMÁTICA DO LIXO ELETRÔNICO

FERREIRA, Ana Paula
( ferreira.de@uol.com.br )
LEAL, Caroline Dora
(caroline.dora@hotmail.com )
SANTANA, Debora
(deboratch@hotmail.com)
FALCONERY, Edjan
(edejan_falconerey@hotmail.com )
LEGRAM, Marizete
(zetelegram@hotmail.com)
,Blenda

Disciplina: Socioantropologia – Prof° Olívia BeltrãoResumo
Este artigo apresenta o conceito de meio ambiente e as principais questões envolvidas no tema no ponto de vista da equipe. O objetivo do estudo, é expor alguns questionamentos sobre a forma com que o homem vem utilizando os insumos naturais, que indubitavelmente devem ser manuseados de forma responsável. Fomos buscar uma questão, que ao nosso ver, esta cada vez mais emergente, o crescimentodo lixo eletrônico. Quesitos que envolvem a globalização, o crescimento ao acesso de todas as classes sociais a tecnologia, e a educação que orientara esta população a como descartar estes materiais de forma que o meio ambiente não seja prejudicado, modo que vamos definir como: Consumo sustentável ou Consumo responsável, que deve ser um comportamento que incorpore o fato de que os recursos sãolimitados exigindo do homem um engajamento ativo em suas ações como cidadão.


Palavras-chave: Conceito. Meio ambiente. Consumo responsável.


Abstract
This article introduces the concept of environment and key issues involved in the subject in terms of staff. The objective of the study is to expose some questions about the way that man has been using natural inputs, which undoubtedlyshould be handled responsibly. We seek a question, which in our view, is increasingly emerging, growth in electronic waste. Questions involving globalization, the growth of access to all social technology, and education that will guide this population to discard these materials so that the environment is not harmed, so that we define as: Sustainable Consumption and Responsible Consumption that shouldbe a behavior that incorporates the fact that resources are limited demanding man active engagement in their actions as citizens.


Keywords: Concept. Environment. Responsible consumption.



Introdução

O Meio ambiente é considerado pelo pensamento geral como sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém é necessário um ponto de vista mais profundo notermo, estabelecer a noção no ser humano de pertencimento ao meio ambiente, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência. Por meio da natureza, reencontramos nossas origens e identidade cultural e biológica, uma espécie de diversidade biocultural. O consumo responsável é solidário, na defesa do acesso às matérias-primas do meio ambiente de forma comum para todos. Meio ambiente nosentido de ecossistema é um conjunto de realidades ambientais, considerando a diversidade do lugar e a sua complexidade. O “meio ambiente” como lugar onde se vive é referente à vida cotidiana: casa, escola, e trabalho. O meio ambiente como biosfera surge para explicar a interdependência das realidades sócio-ambientais em todo mundo, a Terra é a matriz de toda vida.


1. Meio ambiente

Otermo meio ambiente tem sido usado nos últimos quinze anos com grande freqüência, refletindo a crise planetária que se tem acentuado nesses últimos anos. Apesar do uso freqüente desse termo, nota-se que as preocupações mais objetivas com o meio ambiente são intermitentes e refletem um posicionamento muito mais mercadológico, o meio ambiente passa a ser umproduto de consumo. Nas épocas em que os interesses econômicos se contrapõem aos da preservação do meio ambiente, o termo sofre um processo de depreciação quanto a seu conteúdo, tornando-se apenas uma forma de expressão. Os grupos que poderiam atuar de forma efetiva na defesa do meio ambiente se vêem bloqueados em função do aparecimento de interesses...
tracking img