Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclos da Matéria nos Ecossistema

Os elementos químicos que constituem a matéria circulam na biosfera em vias próprias, do ambiente aos seres vivos e destes novamente ao ambiente.Assim, tais elementos são incorporados ao ambiente pelos produtores, introduzindo-se em cadeias alimentares e sustentando uma grande diversidade de organismos que por sua vez, irãomorrer e serão decompostos por bactérias e fungos, restituindo desta forma tais elementos ao ambiente como nutrientes para os produtores ou depositando-os no solo.

Por isso, quandose fala da matéria nos ecossistemas diz-se que ela circula, sendo que cada ciclo de matéria tem sua própria característica. O carbono, por exemplo, é retirado da atmosfera através daabsorção do gás carbônico pelos produtos e transformado em matéria orgânica. A matéria orgânica passa, então, de um nível trófico para outro sendo incorporado por cada organismo decada cadeia alimentar, sendo que cada um deles, para manter seu metabolismo, respira produzindo energia química (ATP) e gás carbônico, que volta para a atmosfera, fechando uma partedeste ciclo.

Cada elemento químico tem, portanto, seu ciclo particular, associado com os seres vivos que compõem o ecossistema, integrando-se em uma rede complexa, cujo equilíbrioparece atualmente, extremamente delicado. A interrupção destes ciclos resulta em acúmulos de matéria de forma progressiva, resultando em desequilíbrios, muitas vezes irrecuperáveis acurto ou médio prazo. É o que acontece com a questão do lixo nas grandes cidades, por exemplo, uma vez que a matéria acumulada não é decomposta na velocidade necessária. Ou o queacontece no caso da poluição do ar pela queima de combustíveis fósseis, que nada mais é do que a liberação muito rápida da energia química da matéria orgânica da gasolina, por exemplo.
tracking img