Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
PRINCIPAIS CONCEITOS
EQUILÍBRIO AMBIENTAL
DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL
O HOMEM E A SUA AÇÃO NO MEIO AMBIENTE
AMBIENTE URBANO: A VIDA NAS CIDADES
RELAÇÕES ENTRE O AMBIENTE URBANO E O RURAL
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
LIXO X SANEAMENTO BÁSICO
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O SISTEMA NACIONAL DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL
PRINCÍPIOS DO DIREITO DO AMBIENTE
Os princípios básicos da educaçãoambiental
Lei da Política Nacional de Educação Ambiental - Lei 9795/99

MEIO AMBIENTE

INTRODUÇÃO

Certamente você já ouviu muitas vezes as palavras ecologia, meio ambiente, preservação ambiental e educação ambiental. Esses assuntos são tratados com frequência nas escolas, na televisão, no rádio, nos jornais, nas revistas.

Embora esse assunto já estivesse sendo estudado a mais de cemanos antes, o primeiro termo usado foi ecologia e tornou-se conhecido somente a partir de 1967, quando um navio petroleiro derramou parte de sua carga no mar, perto da Inglaterra.

Hoje, praticamente todas as pessoas já ouviram falar em meio ambiente e sabem que ele está ligado à preservação da natureza. Agora você terá a oportunidade de conhecer coisas novas e de aprofundar o que você já sabesobre o meio ambiente e a ecologia.

EXERCÍCIOS:

1. Represente em seu caderno, através de figuras e imagens, o local onde você mora.
2. Descreva as principais características do bairro em que você vive.

PRINCIPAIS CONCEITOS

O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

EDUCAÇÃO AMBIENTAL é o “uma forma de educar para desenvolver a consciência ambiental”

Mas o que é isto? Podemos dizer queé uma maneira de relacionar nossas atitudes e nosso aprendizado ao meio ambiente.

Isto porque à medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível.

O QUE É ECOLOGIA?

Nos últimos séculos, um modelo decivilização se impôs, trazendo a industrialização, com sua forma de produção e organização do trabalho, e a urbanização, com um processo de concentração populacional nas cidades.

A tecnologia empregada muda constantemente e causam consequências indesejáveis que se agravam com a mesma rapidez. Há uma intensa exploração dos recursos naturais, que podem se tornar escassos.
À medida que o modelo dedesenvolvimento provocou efeitos negativos mais graves, surgiram manifestações e movimentos que refletiam sobre o perigo que a humanidade corre ao afetar de forma tão violenta o seu meio ambiente. No entanto, a preservação das espécies e dos sistemas naturais iniciou-se devido à preocupação econômica, isto é, devido à função econômica que esses sistemas têm.

É nesse contexto que, no final do séculopassado, surge na área de conhecimento, o que se chamou de Ecologia. A palavra foi proposta em 1866, pelo biólogo alemão Ernst H. Haeckel.

Originalmente, a palavra significa “estudo da morada”, isto porque Haeckel juntou duas palavras gregas: oikos, que quer dizer “morada”, e logos, que significa “estudo”. Mas, apenas em 1967, o termo passa a ser conhecido do grande público.

Naqueleano, um navio-petroleiro derramou parte de sua carga no mar, perto da Inglaterra. Muitos seres vivos morreram. O destaque em jornais e televisões despertou a população para a questão ambiental.

Intensificou-se então a percepção de que a humanidade poderia estar caminhando para o esgotamento ou a inviabilização de recursos indispensáveis à sua própria sobrevivência. Surgiram assim, movimentosque lutam para diminuir o acelerado ritmo de destruição dos recursos naturais ainda preservados e buscam alternativas que conciliem, na prática, a conservação da natureza com a qualidade de vida das populações que dela dependem.

O QUE É MEIO AMBIENTE?

Por muitos anos utilizou-se a palavra ecologia para designar o termo MEIO AMBIENTE, pois este ainda está sendo construído cientificamente,...
tracking img