Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório Final sobre Planejamento Ambiental apresentado á Profª. Hellen Prado Benevides Queiroz e Profº. Carlos Kuntz e á Profª. Tutora do curso de Serviço Social: Elenise C. Silva.

RIO GRANDE, 2011.

INTRODUÇÃO

Atualmente podemos dizer que estamos vivenciando uma crise ambiental a qual é um assunto que está amplamente sendo divulgado por diversos meios de comunicação.

Anatureza está doente e nos tem dado sinais de sua enfermidade através de seu comportamento.

Entendemos esta crise como uma situação de desequilíbrio sócio-ecológico-ambiental dada a condição dos ecossistemas com diversos problemas e de variadas ordens tais como: aquecimento global, derretimento de geleiras, desmatamento, poluição. Assim acreditamos que todas as ações informativas,comunicativas e educativas realizadas a serviço da reflexão acerca deste pertinente tema Responsabilidade Social e Meio Ambiente são extremamente importantes.

No presente trabalho, pretendemos provocar uma reflexão evidenciando nossas atitudes frente ao ambiente físico e social e promovendo uma concepção integral do homem e do meio ambiente, compreendendo o planejamento ambiental comouma política pública e como forma de minimizar os diversos impactos ambientais inerentes ao desenvolvimento do município.

Com a intenção de deixar claro que o planeta pede socorro por uma remodelação radical da economia e da atual cultura da produtividade e do consumismo insustentáveis

A importância desse desafio é de conscientização de que vivemos em um planeta, pedindopor socorro, necessitando urgentemente de preservação, melhoramento, controle, recuperação e conservação do meio ambiente.

Assim sendo, ainda nos dias de hoje, mesmo com os diversos meios de comunicação existentes, verifica-se a falta de divulgação e informação no que diz respeito a esse pedido de socorro de nosso planeta. Não se trata de uma questão individual, mas sim coletiva, simdever de todos os homens e não só daqueles que detém o poder ou daquela minoria que tem conscientização da situação precária e emergencial que vivemos em relação ao nosso ambiente e todas as suas ligações.

Mas isso só será possível quando houver conscientização e a ação de todos em planificar atitudes relevantes e eficazes em relação ao nosso meio ambiente.

Por isso éimportante ressaltar que sem o conhecimento sobre sustentabilidade na questão do planejamento de ações ambientais direcionadas ao saneamento básico de qualquer município, fica inviável a passagem de um planeta em subdesenvolvimento para o desenvolvimento.

Quando falamos em planeta, é o mundo em que vivemos, aqui é Brasil, que não foge desta realidade. Pois o território brasileiro édividido em vinte e sete estados que formam uma federação, com doze grandes regiões hidrográficas a Amazônia, Tocantins Araguaia, Atlântico NE Ocidental, Parnaíba, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico NE Oriental, Atlântico Sudeste, Paraná, Paraguai, Uruguai e Atlântico Sul.

Portanto ao pesquisar um município exemplo, a nossa escolha foi Torres, situado na fronteira de SantaCatarina com o Rio Grande do Sul, tendo como pontos turísticos a Praia de Guarita, Igreja São Domingos, Morro do Farol, Lagoa do Violão, Praia do Cal, Praia Grande, Ilha dos Lobos, Praia do Meio – Prainha, Ecoturismo (utiliza os atrativos naturais de forma sustentável, visando a conservação do patrimônio natural e a formação de uma consciência ambiental, Torres e seus passeios ecológicos, Monumentoao surfista, Praia da Itapava, Rio Mampituba e Torres do Meio.

Ultimamente este município vem destacando-se em adotar ações de sustentabilidade garantindo boas condições de vida das diversas formas, inclusive a humana. Pois além de conscientizar todas as comunidades em que diz respeito a efetivação do planejamento ambiental neste município garante, seu empreendimento sendo...
tracking img