A importancia da economia para os administradores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Benefícios da estabilização da moeda no Brasil. O que de fato proporcionou mudanças aos administradores.

O Plano Real é considerado atualmente o melhor e bem-sucedido plano econômico brasileiro que já lançou para combater a inflação crônica, consolidar os preços, bem como para demandar a produção e as chances empregos, com isso gerando renda para fortalecer o poder de compra dos assalariadose, conseqüentemente, estabilizar a economia. Acreditando-se que este foi o maior beneficio do plano.

O Plano Real teve como medida principal à troca da moeda. O objetivo do Plano Real foi de controlar a inflação, reduzir as taxas de juros para crescer economicamente, investindo em bases estáveis que provocasse a demanda na produção, a queda na inflação e elevando o crescimento dos investimentosestrangeiros diretos.

Com o Plano Real, incorporou novas camadas de consumidores ao mercado, aumentando o consumo de eletro-eletrônicos como geladeiras, televisores e computadores devido ao controle da inflação.
A reestruturação do setor foi empreendida com objetivos de aumentar a competição e garantir a eficiência do sistema, incentivar novos investimentos privados, assegurar a melhoria daqualidade dos serviços com preços mais justos ao consumidor e implementar a diversificação da matriz geradora de energia.

Com o aumento de mão-de-obra qualificada não encontrou investimentos para o desenvolvimento de capital humano, pois a questão de geração de emprego estava relacionada com a qualidade de postos de trabalho gerados.
Há uma queda da qualidade do emprego desde a década de 80,motivado pelo aumento do grau de informatização das relações de trabalho e a crescente terceirização, gerando uma piora na qualidade dos empregos formais que cada vez estão mais escassos.
O salário mínimo apesar de ter alguns reajustes após a implantação do Plano Real, continua insuficiente para as necessidades básicas do trabalhador.

Já na educação foram criados programas que provem dofinanciamento do ensino fundamental chamado FUNDEF (Fundo de manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental e da valorização do magistério) que possibilita a municipalização do ensino fundamental e a valorização do magistério. E a criação do PGRM - Programa garantida de renda mínima, que concede apoio financeiro da União aos municípios com receita tributária e renda familiar per capita inferiora média estadual, esse programa foi um meio para estimular a freqüência às aulas, reduzir a evasão e a repetência, além de contribuir para erradicação do trabalho infantil no país.

Uma das maiores redes de saúde do mundo foram criadas, o SUS – Sistema Único de Saúde, que atua de maneira descentralizada colocando a cargo dos estados e municípios a execução dos serviços, juntamente criaram oPSF - Programa de saúde na família, que tem o objetivo ampliar o acesso a população aos serviços básicos, por meio dos agentes comunitários. A qualidade na saúde foi possível através da melhoria do saneamento básico, água encanada e rede de esgoto.

Conclui que o Plano Real foi mais uma tentativa de combater a inflação com base em reforma monetária. O plano de estabilização econômica implantadoteve a finalidade de consolidar os preços que oscilavam constantemente pelo ápice da inflação crônica.
Passado alguns anos, observa-se que o plano teve algumas falhas, mas foi se adaptando as mudanças econômicas na política da economia brasileira. As políticas econômicas visavam proporcionar a possibilidade de acesso a bens de consumo duráveis.
Com a recuperação da economia nas mais diversasatividades operacionais em todas as regiões do país o Plano Real contribuiu para aumentar a faixa de rendimento das camadas mais baixas da população, através dos planos de incentivo ao combate da pobreza e a exclusão social.
A inflação fechou o ano de 1996 no patamar dos 10%. Em 1995, o índice de inflação anual havia atingido cerca de 20%. Os índices inflacionários que o Brasil experimenta hoje...
tracking img