Meio ambiente e exercicio da cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO PRÓ SABER
FACULDADE DO NORDESTE DE MINAS-FINOM
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU





MEIO AMBIENTE E EXERCÍCIO DA CIDADANIA

MANOEL VITORINO-BA
2012

INSTITUTO PRÓ SABER
FACULDADE DO NORDESTE DE MINAS-FINOM
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

MEIO AMBIENTE EEXERCÍCIO DA CIDADANIA

Maria Aparecida Gomes Aguiar




Este Artigo Científico foi solicitado pelo Professor Ms. Wagner Reis, para fins avaliativos da disciplina Metodologia Científica do curso de Biologia

MANOEL VITORINO-BA
2013

RESUMO

Este ArtigoCientífico é um trabalho de pesquisa exploratória realizada no Colégio Estadual Edvaldo Boaventura localizado no Município de Manoel Vitorino- BA, com objetivo de discutir a relação entre meio ambiente e cidadania, bem como o agravamento dos problemas ambientais, construção de estratégias e medidas alternativas; despertar nos alunos a consciência ecológica em prol de um futuro melhor; reconstruir acidadania, enfatizando uma reflexão visionária sobre o meio ambiente, percebendo a decadência do futuro, propondo medidas na construção do presente. Tal investigação contempla também a formação e a preparação docente para a atuação nesta área, bem como o seu papel na implementação de alternativas e projetos específicos para atender esta demanda devido a sua importância na criação de ações queauxilie o trabalho pedagógico e na qualificação pela abordagem do assunto na unidade de ensino. O método empregado foi o qualitativo na tentativa de responder a alguns questionamentos inerentes ao tema e ao universo da pesquisa. Foram utilizados questionários de pesquisa como instrumentos de coleta de dados e a análise dos mesmos foi organizada buscando perceber os aspectos e os sentidos implícitos nasfalas dos alunos, e dos professores pesquisados. Os dados levantados através da observação e dos questionários tiveram grande relevância para as conclusões desta investigação, que intenta mostrar a importância de se abordar a temática meio ambiente e construção da cidadania no contexto escolar como forma de esclarecer e estimular a reflexão do educando.

Palavras chaves: Educação Ambiental; Meioambiente; Cidadania.

INTRODUÇÃO

O problema ambiental é um excelente caso para ser analisado, porque oferece uma abordagem transversal das práticas sociais, acerca dos problemas do cotidiano, do exercício da cidadania e finalmente, das dificuldades de acesso ás decisões e á definição dos direitos e deveres enquanto cidadão. É notório a todos a problemática ambiental sob uma ótica social. Naescola em que eu trabalho, percebo costumes, normas, regras, ideias e ideais não condizentes com a busca de um desenvolvimento sustentável.

A partir de tal consciência e de minhas inquietações decidir pesquisar sobre o meio ambiente e o exercício da cidadania na busca de uma vida ecologicamente sustentável.

As problemáticas ambientais, a consciência ecológica e o exercício pleno dacidadania se apresentam implícitos e explícitos nas relações sociais de uma forma geral. Após o tema escolhido iniciei a busca em responder as seguintes questões norteadoras: Como possibilitar uma reflexão mais profunda sobre o meio ambiente e suas relações que ultrapasse o nível mental do discurso? Como possibilitar uma reelaboração de conceitos? Como possibilitar a construção de posturas pessoaispróprias e significativas para o ensino de meio ambiente e cidadania? Como fazer com que o ensino de Biologia com temáticas voltadas ao meio ambiente e exercício da cidadania sejam significativos e façam sentido dentro de um contexto social mais amplo?

É notório que existe um elo entre os problemas sócios ambientais e o exercício pleno da cidadania. Mas, por que isso não se configura...
tracking img