Megabiodversidade

4684 palavras 19 páginas
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MOCOCA - FATEC

Megabiodiversidade/Áreas de Conservação/ Autosustentabillidade

Aluna: Dalila Aparecida Ferreira
Professora: Me. Patrícia Carla Di Giovanni
Disciplina: Tecnologias Florestais

1-Regiões de Megabiodiversidade:
a) Conceito de Megabiodiversidade
A Megabiodiversidade corresponde a uma imensa riqueza de biodiversidade, ou seja, bio: vida, diversidade: variedade, em suma variedade de vida, em outras palavras podemos referir como variedade de espécies.
O Brasil é um país privilegiado em biodiversidade, apenas na Amazônia já foram catalogados 55 mil espécies de vegetais, 428 de mamíferos, 1.622 de aves, 467 de répteis e 516 de anfíbios.
Em relação a outros países da América do Sul o Brasil figura como o primeiro em número de espécie de mamíferos, répteis e anfíbios. Em animais endêmicos o país é o primeiro em aves em escala internacional.
Em âmbito mundial o solo brasileiro abriga o maior número de espécie de anfíbios do mundo, terceiro em aves e quarto em mamíferos.
Apesar dessa imensa riqueza biológica apresentada o país ainda conhece pouco sua biodiversidade, então à medida que estudos e pesquisas forem desenvolvidos certamente esse número de espécies será aumentado.
O Brasil possui essa grandiosa riqueza natural proveniente de vários fatores, no entanto, o que mais se destaca é a localização que o território se encontra. O país detém uma área de dimensão continental, além disso, está na zona intertropical e conta com uma grande quantidade de rios e altos índices pluviométricos, isso provoca uma elevada temperatura durante todo o ano.
A riqueza biológica inserida no território brasileiro vem sofrendo uma série de impactos profundos em todos os domínios, especialmente na Mata Atlântica e Cerrado que já se tornaram bastante restritos e corre o risco de extinguir caso a expansão urbana e principalmente da agropecuária não seja reprimida.
A questão da diversidade é muito séria,

Relacionados