Medo de falar em publico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Gestão de Recursos Humanos II
Tema: O Poder da Comunicação
1- O medo de falar em publico
Falar em público é uma das atribuições mais importantes de todo profissional, seja para apresentar um projeto, vender uma ideia ou até mesmo participar de uma reunião. Mas, ainda é uma tarefa que inspira medo e pode ser decisiva para o sucesso de muitas pessoas.
Falar em público comsegurança é importante para ser bem sucedido nos negócios. É grande o numero de pessoas que tem medo de falar em público. Existem duas causas: a técnica e a emocional.
A causa técnica diz respeito ao conhecimento do assunto. Quando a pessoa não se prepara e não ensaia aumenta as chances dela sair-se mal. A ansiedade surge e causa sintomas como o medo de perder a sequência do assunto, a falta dememória (“branco”), a tremedeira, a sensação de ser ridículo e o nervosismo.
A causa emocional pode ocorrer por traumas e repressão que abalam a nossa autoimagem e causam ansiedade. Ao longo da vida aparecem dúvidas sobre nossa capacidade: “Tenho talento?”, “Serei capaz como os outros. Complexos de inferioridade formados por sentimentos de insegurança, o impedem de enfrentar satisfatoriamente assituações estressantes como falar em público.
Medo de falar em público é um factor comum de stress para a maioria das pessoas, que por vezes faz quase o impossível para evitar ficar nesta situação. Mas mesmo que trabalhemos sozinhos, é necessário falar em público para resolver os problemas ou pedir ajuda. Se quiser ir mais longe na sua carreira e ter uma função de gestão e liderança, terá de falar empúblico frequentemente para pequenos grupos ou grandes audiências, para ter sucesso na sua função.

No entanto, como falar em público não tem de ser uma tarefa que provoque stress e pânico se conhecermos as causas escondidas deste desconforto. Pode até acontecer começar a gostar da experiência e se sinta cada vez mais confortável e realizado.
Falar em público aprende-se
A primeira coisa queprecisamos saber é que aprender como falar em público não é uma tarefa impossível para quase todos seres humanos. A verdade é que é uma característica que pode ser trabalhada, com maior ou menor dificuldade e ser dominada por toda a gente.

Haverá sempre pessoas que são melhores do que outras, como em qualquer actividade, mas não é impossível para ninguém conseguir aprender como falar em públicocorrectamente. Um dos erros mais comuns é precisamente o da comparação com oradores que são brilhantes. São pessoas que sabem como falar em público de uma forma natural, que transparecem calma, alegria e que nos podem deixar com a auto estima em baixo se nos compararmos com eles.

Mas se pensarmos sempre assim, então não fazemos nada na vida, porque há sempre alguém que é muito melhor do que nósnuma determinada área profissional ou social. Portanto, foque-se em ser razoável, porque assim conseguirá afastar os medos de falar em público. Se quiser melhorar a partir daí, então terá de treinar mais e conseguirá atingir um nível mais avançado.

Normalmente, estes oradores profissionais são pessoas que têm milhares de horas de treino e de prática, mesmo assim pode apostar que no início a suaqualidade não era a que demonstram na actualidade. Por isso a regra é, praticar o mais que puder.

Quando falar em público, simplifique
Outro dos pensamentos errados que temos é pensar que é necessário ser uma enciclopédia ambulante para saber como falar bem em público. Nada de mais errado... Terá obviamente de saber o que está a falar, de preferência melhor do que a sua audiência, mas nãonecessita de pesquisar horas e horas por material para falar que depois se torna demasiado denso e aborrecido.

Procure tornar a informação o mais simples possível, para atingir o maior número de pessoas. Obviamente que isto não se aplica a apresentações formais e académicas que têm mesmo de ser densas e aborrecidas...
Quando falar em público, simplifique
Outro dos pensamentos errados que...
tracking img