Medir fio de cabelo com laser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Medir fio de cabelo com laser
Objetivo: Medir um fio de cabelo com um laser de comprimento de onda conhecido por meio da difração sofrida pelo feixe de luzdevido ao fio de cabelo.
Introdução teórica: Difração é um fenômeno que ocorre com as ondas quando elas passam por um orifício ou contornam um objeto cuja dimensão éda mesma ordem de grandeza (ou seja, os seus valores são aproximados, tais como o 8 e o 10) que o seu comprimento de onda.
A onda então, ao contornar ouatravessar um obstáculo, toma diferentes caminhos (diferentes trajetórias), cujos comprimentos totais podem variar. Da variação dos comprimentos totais atravessados,diversas ondas oriundas da original acabam por se recombinar ao passar por um dado ponto do espaço.
Para calcularmos a espessura do fio usaremos uma fórmula querelaciona a espessura do fio (E), o comprimento de onda do laser (λ) e o ângulo θ formado por duas direções: uma delas vai do fio de cabelo até o centro do máximocentral da região clara que se forma sobre o anteparo; a outra vai do fio até o centro da primeira região escura à esquerda ou à direita do máximo central. Afórmula é: E= λ/tg θ
Materiais:
- Base de madeira
- Frasco de desodorante roll on vazio
- Laser
- Parafuso
Resultado: Quando incidimos o laser no fio de cabelonotamos que a luz refratada forma uma linha tracejada de luz na parede, com pontos onde há a incidência de luz e onde não há luz e, assim, utilizando a fórmulapodemos medir o fio de cabelo.
Conclusão: Podemos concluir que o fio de cabelo reage como uma fenda por meio da difração e podemos assim, medir o fio de cabelo.
tracking img