Medidores de turbidez e ph

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Medidores de Turbidez
e de PH

Professor Responsável: Luiz F. F. Kümmel

Aluno: Anderson Irineu
Carlos Wagner
Edmilson Pereira
Hairton Freitas
Roberto A. Moreira
Eleaquim Matos
Iara Dias

Engª. Mecânica, 7º Período, Turma: N2Betim 30 de Maio de 2011

INTRODUÇÃO

Este relatório tem como objetivo, indicar os desafios da automação industrial através da instrumentação, enfatizando o uso do PHmetro e do Turbidimetro.

A medição de pH é realizada mundialmente, em larga escala, em laboratórios químicos, bioquímicos, industriais e hospitalares, e ainda, universidades e centros de pesquisas, constituindo assim,provavelmente a medição de utilização mais ampla, dentre as técnicas instrumentais empregadas.

É importante assinalar que a maioria das reações bioquímicas e microbiológicas são favorecidas em faixas de pH determinadas, requerendo medições em todas as etapas dos processos.

Estas medições tornam-se indispensáveis, especialmente quando se trata de produtos destinados ao consumohumano, abrangendo alimentos e bebidas, medicamentos e produtos de higiene pessoal.

O PEAGÂMETRO

O pH ou potencial de hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma substância ou meio. No contexto de química da água, a tarefa mais importante é a determinação do pH através de um peagâmetro ou medidor de pH. Isso porque no abastecimento de água, o pHinterfere na coagulação química, abrandamento, desinfecção e controle de corrosão. Já no tratamento de águas residuais por processos biológicos ou químicos, o pH deve permanecer em faixas adequadas para propiciar o desenvolvimento de reações bioquímicas ou biológicas, por isso o pHmetro é tão utilizado. Para ter uma idéia, em estações de tratamento de esgoto por digestão anaeróbica, o pH é um dosprincipais fatores de controle do processo. Em reservatórios ou lagoas de estabilização de esgotos, a fotossíntese das algas e o conseqüente aumento do pH, exerce um importante papel na eliminação de organismos patogênicos. Portanto, podemos concluir que a medição do pH é um parâmetro fundamental para a determinação de espécies químicas para análise de águas potáveis ou de águas residuais, porisso o pHmetro digital/medidor de pH é tão importante na química da água. O medidor de pH nada mais é que um eletrodo acoplado a um potenciômetro. Quando o peagâmetro é submerso na amostra, seu eletrodo gera milivolts – que através do milivoltímetro são convertidos para uma escala de pH.

Princípio de funcionamento
O peagâmetro - ou mais apropriadamente o medidor de pH - lê a concentração deíons hidrogênio em unidades de pH. O aparelho consiste de um eletrodo de vidro e uma escala de leitura. O eletrodo é feito de um vidro muito fino, que estabelece e mede a diferença de potencial entre a solução a ser medida, e a solução interna do eletrodo, que serve de referência. O potencial elétrico é então convertido para uma escala de valores de pH, que são os valores apresentados na escalade leitura.
A determinação do pH é feita eletrometricamente com a utilização de um potenciômetro e eletrodos. O princípio da medição eletrométrica do pH é a determinação da atividade iônica do hidrogênio utilizando o eletrodo padrão de hidrogênio, que consiste de uma haste de platina sobre a qual o gás hidrogênio flui a uma pressão de 101 kPa. O eletrodo de hidrogênio, no entanto, não é bemadaptado para uso universal especialmente em trabalho de campo ou em soluções contendo espécies químicas contaminantes do eletrodo. Assim, um outro eletrodo, o de vidro, é comumente utilizado.
A resposta do peagâmetro é diretamente relacionada à concentração de íons hidrogênio, o que significa que um gráfico do tipo pH x [concentração] será linear, e a equação que descreverá tal gráfico...
tracking img