Medidas de massas, volumes e densidade; precisão, exatidão e erros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação dos dados e Resultados
Introduçao:
No dia 6 de março, realizamos, no laboratório de química, um experimento composto por três etapas, no qual o objetivo geral era a medição de densidades.
Primeiramente medimos a densidade apenas da água, porém utilizando diversos equipamentos, para que pudéssemos observar a precisão entre eles. Em um segundo momento, com apenas nossosconhecimentos e com os materiais disponíveis no laboratório, tivemos que criar uma maneira de medir a densidade de três objetos (sólidos) irregulares e de composição desconhecida. E por fim fizemos a medição da densidade de diferentes líquidos e soluções através do densímetro.
Em cada experimento coletamos dados, para em seguida realizar alguns cálculos e para tentarmos chegar a conclusões, como qual éo equipamento mais preciso.

ETAPA 1:
Antes de todos os procedimentos deveríamos pesar, em uma balança digital, um béquer de 100 ml, seco e vazio. Em seguida com algum instrumento de medida de volume, béquer, proveta, bureta e pipeta volumétrica, respectivamente, medir 50 ml de água e colocá-los dentro do béquer, inicialmente pesado. Depois pesar o sistema, béquer+H2O. Todas as medidas obtidasforam anotadas na tabela anexa ao relatório. Também medimos a temperatura da água utilizada.
Cada medida foi realizada três vezes para podermos calcular e observar o erro do instrumento. Com os dados obtidos calculamos o volume de H2O médio (v1+v2+v33), em seguida o erro, tanto em mL, quanto percentualmente e por último o desvio padrão (δ=i=13xm-xi22). Todas as medidas e resultados estão natabela.
Após essa primeira etapa concluímos que a ordem de precisão dos instrumentos utilizados é: Proveta, Bureta, Pipeta e Béquer, uma vez que o desvio padrão é tomado como referência. Quanto menor for o desvio, maior a precisão.

ETAPA2:
Primeiramente escolhemos três objetos, sólidos, irregulares sem saber do que eram constituídos. Em seguida deveríamos elaborar uma maneira de calcular adensidade destes. E depois de calculadas, com o auxílio de uma tabela já fornecida, tentar descobrir do que eram feitos.
Para calcular a densidade sabíamos que precisávamos de uma relação entre massa e volume, então inicialmente pesamos cada uma das peças, obtendo suas massas. Para descobrir seus volumes, utilizando uma proveta de 100mL com 30 mL de água (densidade conhecida 1g/ml), depoiscolocamos uma das peças e observamos a nova marcação da proveta, sabendo que a diferença entre o novo volume e o anterior (30mL) era o volume do objeto.
Para peças flutuantes utilizamos o mesmo processo, porém para não flutuarem e atrapalharem a medição, utilizamos objetos cujo já sabíamos seu volume e que afundavam e colocamos por cima dos objetos flutuantes(para que assim todas as peças ficassemimersas). Com isso, tínhamos o volume do objeto flutuante mais o do objeto questionado. Subtraindo o total obtido do volume do objeto não flutuante, tínhamos o volume questionado, assim calculamos a densidade pela fórmula d=m/v.
ETAPA 3:
Nessa ultima etapa devíamos apenas medir a densidade de alguns diferentes líquidos e substancias, água da torneira, água destilada, álcool 50%, entre outros, pormeio de um densímetro.
Sacarose 60% 1,25g/ml
Álcool 40%
Álcool puro
Cloreto de sódio
Ácido sulfúrico 60%
Água destilada
Água de torneira
Conclusão:
A partir dos experimentos verificamos como podemos medir as densidades de sólidos e líquidos. E observamos que em qualquer tipo de experimento tem erros experimentais, por isso sempre que possívelutilizar os instrumentos com maior precisão.

Entre os quatro instrumentos o mais exaro é a bureta, pois tem o menor erro relativo.

Questoes:
1-A ordem de precisão esperada, do item mais preciso para o menos preciso é: bureta, pipeta, proveta e béquer. Tal ordem pode ser justificada pelo desvio padrão de cada instrumento. Quanto menor for o valor do desvio, maior será a precisão.
2-O...
tracking img