Medicina tradicional chinesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A medicina tradicional chinesa é uma das práticas de saúde mais complexas e antigas. É um sistema que cobre tudo e, pelo menos em teoria, inclui todos os aspectos da existênciahumana. Seus princípios foram desenvolvidos no campo da religião taoísta a partir de 1000 a.c. aproximadamente
As principais divisões incluem acupuntura, fitoterapia, intervençõesnutricionais, sistemas de exercício, como tai chi e feng shui. Basicamente todas essas especialidades são baseados nos mesmos princípios.
Basicamente, a existência da energiavital, chi, que flui sem problemas, em uma condição saudável, dentro do corpo. Chi é a energia vital que existe em todas as coisas, a energia que dá vida, energia, fazendo com quetudo. Qualquer acumulação, a estagnação ou deterioração da atual chi causa problemas de saúde. Também influenciada pela chi externo e como ele circula através do nosso corpo.Outro conceito comum em todos os ramos da medicina tradicional chinesa é o ying yang, que representa energias opostas coexistem em perfeita harmonia. Todas as energias têm seu oposto.Luz e escuridão, silêncio, som, calor e frio. Em seu estado ideal é o ying yang, mas perfeitamente equilibrada fatores internos ou externos podem causar um desequilíbrio que, emseguida, leva à doença. O diagnóstico e tratamento médico chinês envolve a identificação dos fatores que estão perturbados e restabelecer a harmonia.
Em um corpo saudável éperfeitamente equilibrado ying yang e os fluxos de chi livremente.

Além do yin e yang, existem cinco elementos ou fases, que devem estar em harmonia para gozar de boa saúde são:madeira, metal, água, terra e fogo. Cada um destes elementos tem características próprias e estão relacionadas a determinados órgãos internos, bem como certos traços de personalidade.
tracking img