Medicina popular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (860 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Medicina Popular

A medicina popular ou rústica é a utilização pelo povo de drogas, substâncias, gestos ou palavras para obter mais saúde para as pessoas. Não é apenas uma coleção de plantasmedicinais, usadas para prevenir e curar doenças. Há também o seu lado mágico, suas ações e orações que o povo utiliza na cura dos seus males físicos e mentais.
 
A sua origem pode ter sido aobservação. Vendo o teju lutar com uma cobra venenosa e, ao ser picado por ela, parar a luta e comer um pedaço de batata de cabeça de negro como antídoto ou vendo o cachorro comer capim para curarsuas dores de barriga, o homem primitivo descobriu que certas plantas curam alguns males.
 
O uso de remédios feitos com flores, frutos, folhas, raízes e tubérculos de determinadas plantas étão antigo quanto os primórdios da história da humanidade. Asiáticos, europeus, africanos, americanos e australianos sempre buscaram e continuam encontrando nas plantas alívio ou cura para os seus males. 
Os laboratórios farmacêuticos só começaram a se desenvolver no início do século XX. Nas décadas de 1920 e 1930, os remédios eram preparados de forma artesanal - ou aviados, como se diziana época nas boticas ou farmácias.
 
No Brasil, ela é o resultado de uma série de aculturações de técnicas utilizadas pelo português, pelo indígena e pelo negro. A contribuição do pajéameríndio, do feiticeiro negro e do bruxo europeu foi de tal maneira misturada que hoje seria difícil distinguir o que é puramente indígena, negro ou branco.
 
Existem várias formas de medicinapopular: a fitoterapia, a medicina mágica, a medicina mística ou religiosa, a medicina escatológica ouexcretoterapia.
 
A fitoterapia é a que utiliza as plantas medicinais, através de chás,lambedouros, garrafadas, ungüentos, purgantes, emplastros, remédios popularesque são chamados de meizinhas na região Nordeste do Brasil. Algumas das meizinhas mais comuns são: folha de pimenta, em...
tracking img