Medicamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Interações.

O alimento pode causar alterações nos efeitos farmacológicos ou na biotransformação do fármaco e este , por sua vez, pode modificar a utilização do nutriente, com implicaçõesclínicas tanto na eficácia terapêutica medicamentosa como na manutenção do estado nutricional. Está modificação pode acontecer por diversos fatores e podemos citar alguns deles como idade, estado desaúde do paciente e tipo de nutrição enteral.Alguns fatores patológicos também influenciam muito nesta interação do farmaco com nosso metabolismo,pois estes pacientes devem ser orientados sobre ohorário em que estarão se alimentando e administrando estes medicamentos.
A ocorrência dessas interferências progride as longo do trato gastrointestinal, sendo desprezível a nível da boca, garganta eesôfago, maior no estômago e intensa durante a passagem pelo intestino.
As interações serão eficientes de acordo com :
- Natureza dos nutrientes;
- Elementos que compõem o alimento;
-Características do fármaco;
- Tempo de trânsito digestivo;
- Freqüência de contato com a vilosidades intestinais;
- Mecanismos de absorção intestinal.
- O volume, a temperatura, a viscosidade a sua açãoatravés da formação de quelatos ou complexos e, consequentemente, absorção de fármacos.

De forma semelhante, os fármacos modificando a motilidade gastrointestinal, o pH intra lumenal, a morfologiacelular da mucosa e a atividade de enzimas intestinais, a flora bacteriana e formando complexas mais ou menos insolúveis, alteram a solubilização e a absorção de nutrientes. Os alimentos alcançando ointestino após um período de tempo variável de acordo com a natureza do bolo alimentar, estimulam mais ou menos a secreção da bile. Os ácidos e sais biliares, pelas suas propriedades tensoativas e acapacidade de formar meio coloidal, aumenta a dissolução e favorecem a absorção de nutrientes e de fármacos.
Esse mecanismo explica o aumento da absorção de certos fármacos lipossolúveis...
tracking img