Medicamentos intracanais-endodontia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE
VERBENIA LACERDA DELGADO
ODONTOLOGIA

MEDICAÇÃO INTRACANAL
Bactérias alojadas no sistema de canais radiculares desempenham um papel importante no desenvolvimento e manutenção de lesões periapicais, sendo a eliminação dos microorganismos um dos principais objetivos do tratamento endodôntico.
Em um processo infeccioso de longa duração, bactérias podem se propagarpara ramificações, reentrâncias, istmos, deltas apicais e túbulos dentinários. Situadas nestas regiões elas podem não ser afetadas pelos instrumentos e substâncias utilizados no preparo químico-mecânico.
Assim sendo, tem sido proposto o emprego de medicação intracanal entre as sessões de tratamento para eliminar ou, pelo menos, reduzir o número de microrganismos sobreviventes, favorecendo, destamaneira, o reparo dos tecidos periapicais. Por permanecerem, por um período de tempo maior no interior do sistema de canais radiculares, medicamentos intracanais podem atuar em áreas não afetadas pelos instrumentos endodônticos e pela solução irrigadora. Adicionalmente, agem como uma barreira física, prevenindo tanto a reinfecção, quanto o suprimento de nutrientes para as bactérias remanescentes.A eleição de um curativo de demora para que este seja colocado no interior do conduto radicular baseia-se em algumas características apresentadas pelo material. Ainda não se tem uma substância ou um medicamento que reúna totalmente as condições ideais, mas os principais requisitos são: capacidade antimicrobiana, biocompatibilidade, largo espectro de ação, atividade prolongada, não manchar asestruturas dentárias, não ser alergênico, e ser de fácil remoção.

VANTAGENS DO EMPREGO DA MEDICAÇÃO INTRACANAL
O emprego do curativo de demora tem sido sugerido por diversos autores devido aos benefícios que este procedimento confere ao tratamento endodôntico, contribuindo para elevar os índices de sucesso do mesmo.
Diversas vantagens são atribuídas ao uso da medicação intracanal entre assessões, dentre elas pode-se citar:
Eliminação dos microrganismos remanescentes após o preparo do canal radicular e/ou impedimento de sua proliferação;
Atuação como barreira impedindo a contaminação por microrganismos da saliva;
Prevenção ou redução da inflamação periapical;
Solubilização de matéria orgânica;
Neutralização de produtos tóxicos;
Controle da exsudação persistente;
Controle dareabsorção dentária externa inflamatória, e
Estímulo ao reparo.

MEDICAMENTOS UTILIZADOS
A escolha de uma substância química para utilização como medicação intracanal deve atender a algumas qualidades. Entre estas, destaca-se a compatibilidade com o tecido do hospedeiro, de tal forma que o sucesso seja alcançado por uma reparação biológica através da manutenção da vitalidade das célulasenvolvidas no processo de cicatrização, e a sua capacidade antimicrobiana.
Alguns fatores inerentes ao medicamento intracanal podem influenciar na sua efetividade antimicrobiana, tais como: contato direto, estado físico, concentração e tempo de ação do medicamento.
Para que os medicamentos sejam efetivos na eliminação dos microrganismos existentes no interior do canal radicular, é necessário umcontato direto com os mesmos. Esse contato está intimamente relacionado ao estado físico e às propriedades físico-químicas da droga. Medicamentos no estado líquido apresentam um contato direto maior com os microrganismos do que os sólidos, e os que possuem baixa tensão superficial e baixa viscosidade apresentam atividade antimicrobiana superior.
Quanto maior a concentração do medicamento intracanal,maior será a sua efetividade antimicrobiana e, também, sua toxicidade em relação aos tecidos periapicais. Essa relação deve ser levada em consideração na escolha da droga, optando por medicamentos intracanais cuja concentração permita uma maior biocompatibilidade, sem interferir em sua atividade antimicrobiana.
Para ser eficaz, a medicação intracanal deve permanecer ativa durante todo o espaço...
tracking img