Proteses dentarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRATAMENTO ENDODÔNTICO EM SESSÃO ÚNICA DE DENTES COM NECROSE PULPAR E LESÃO PERIAPICAL

SUMÁRIO

RESUMO 8
ABSTRAT 9
1. INTRODUÇÃO 10
2. OBJETIVOS 15
2.1 OBJETIVO GERAL 15
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 15
3. REVISÃO DE LITERATURA 16
3.1) SESSÃO ÚNICA X MÚLTIPLAS SESSÕES
3.2) MEDICAÇÃO INTRACANAL: HIDRÓXIDO DE CÁLCIO
3.3) SOLUÇÃO IRRIGADORA – HIPOCLORITO DE SÓDIO
3.4) DOR PÓS-OPERATÓRIA4. DISCUSSÃO 24
3.1) SESSÃO ÚNICA X MÚLTIPLAS SESSÕES
3.2) MEDICAÇÃO INTRACANAL: HIDRÓXIDO DE CÁLCIO
3.3) SOLUÇÃO IRRIGADORA – HIPOCLORITO DE SÓDIO
3.4) DOR PÓS-OPERATÓRIA
5. CONCLUSÃO 34
REFERÊNCIAS 39

RESUMO

ABSTRACT

INTRODUÇÃO

A boca é a cavidade orgânica mais sujeita a traumatismos e infecções, além de, com relativa freqüência, manifestar doenças gerais sistêmicas.A odontologia é a parte da medicina que, com a finalidade de conhecer, prevenir e curar tais patologias, estuda os dentes e suas relações com as mucosas da cavidade bucal, os lábios e as bochechas, a língua e o assoalho da boca, o palato duro e o palato mole, os maxilares e a mandíbula, os músculos da mastigação e articulação têmporo-mandibular, as glândulas salivares, a irrigação sangüíneae a drenagem linfática dessas regiões. Assim, o odontólogo é o profissional preparado para identificar disfunções no organismo como um todo, o que lhe permite colaborar com outros profissionais da área da saúde.
A endodontia, com o objetivo de conservar os dentes, visa tratar as alterações da polpa dentária e da cavidade onde se aloja. Anteriormente, o odontólogo necessitava váriassessões para conseguir efetuar o tratamento, porém, com a evolução das técnicas, dos materiais, bem como dos estudos, percebe-se que a tendência universal de se diminuir o número de sessões do tratamento endodôntico, tanto nos casos de dentes portadores de polpas vivas como nos casos de polpas mortificadas, está, cada vez mais se consolidando.
Basicamente, a diferença entre sessão única e sessõesmúltiplas está no emprego de substâncias químicas entre sessões de atendimento, denominadas “medicação intracanal”, sendo mais utilizado o hidróxido de cálcio associado a diferentes veículos. O objetivo principal da medicação intracanal é a complementação da desinfecção entre sessões. No caso do hidróxido de cálcio, ele funcionaria como uma obturação temporária. Nos tratamentos em sessão única,essa obturação é permanente, realizada com cones de guta-percha e cimentos antissépticos, logo após a instrumentação de todo o sistema de canais radiculares. Os relatos da literatura até o presente momento apóiam os dois protocolos de tratamento (COHEN, 2007).
Sabe-se que foi no final do século XIX, que surgiram os primeiros relatos de tratamento endodôntico em sessão única, ou seja, areferida técnica resumia em tratar a raiz como uma simples cavidade, limpando-a e obturando-a imediatamente, não importando a condição do tecido pulpar. As duas únicas exceções a esse procedimento eram a presença de edema facial ou hemorragia através do forame, que dificultassem o tratamento, e muito tempo seria gasto para se conseguir a hemostasia. (KELLS, 1887).
O primeiro relato clínico foiapresentado por CUNNINGHAM, em 1888, que realizou um estudo comparativo em que a porcentagem de dentes que necessitaram de tratamento complementar após o emprego do método imediato foi menor que 2% (HIZATUGU, 2007).
A terapia endodôntica em uma única sessão ganhou popularidade durante a segunda guerra mundial, devido ao pouco tempo que os dentistas tinham para realizar os tratamentos,embora freqüentemente os casos fossem seguidos de cirurgia periapical (WOLCH, 1975).
Atualmente o tempo é fator preponderante na vida das pessoas, a endodontia moderna está totalmente direcionada para técnicas simplificadas e eficazes, que almejam atingir o sucesso num menor tempo possível. Isto pode beneficiar tanto o paciente, com um tratamento rápido de alta qualidade, quanto ao dentista,...
tracking img