Mecanismos homeostaticos no corpo humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MECANISMOS HOMEOSTÁTICOS NO CORPO HUMANO

OBJETIVOS
1. Demonstrar a presença de mecanismo de regulação das funções orgânicas.
2. Analisar a interação entre os mecanismos de regulação das funçõescorporais.

MATERIAL E MÉTODO
• Termômetro clinico
• Fita indicadora de ph
• Cronômetro ou relógio

TÉCNICA PARA AFERIÇÃO DE PULSO RADIAL
Colocar os dedos indicador, médio e anular, ou dedopolegar, sobre a artéria radial, entre o osso rádio e o tendão muscular, na altura do pulso. Posicionar os dedos do mesmo lado do polegar do paciente. Com a polpa dos dedos sentir a pulsação da artéria,dando atenção à freqüência, intensidade e ritmo.

TÉCNICA PARA AFERIÇÃO DE TEMPERATURA CORPORAL
Verificar se a coluna de mercúrio do termômetro está no nível menor que 35ºC. Constatado isso,colocar o bulbo do termômetro na boca do paciente, embaixo da língua, deixando-o nessa posição por 3 minutos. Pedira ao paciente para que permaneça com a boca fechada, sem mexer no termômetro. Após esteperíodo retirar o termômetro e fazer a leitura da temperatura corporal do paciente, tomando o cuidado de não tocar no bulbo.

TÉCNICA PARA AFERIÇÃO DE FREQÜÊNCIA RESPIRATÓRIA
Observar as oscilaçõesabdominais (paciente em repouso) ou torácicas (paciente após exercícios) provocadas pelas fases de inspiração e expiração do ciclo respiratório. Contar a quantidade de movimentos abdominais outorácicos durante 1 minuto, obtendo a freqüência respiratória/minuto. Para facilitar a contagem colocar a palma da mão estendida sobre a região abdominal ou torácica.

TECNICA PARA AFERIÇÃO DO pH BUCALSegurar uma das pontas da fita indicadora de pH com os dedos polegar e indicador; introduzir a parte que contém as faixas coloridas da fita na boca do paciente, mantendo-a dentro até o umedecimento com asaliva. Colocar a ponta da fita sob a língua a fim de favorecer o contato com o líquido bucal. Após 10 segundos, retirar a fita e fazer a leitura comparando a reação de cor ocorrida com a escala...
tracking img