Pesquisa sobre eventos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Eventos

"O evento é um poderoso veículo por meio do qual as organizações podem chegar aos seus públicos de interesse e mostrar seus produtos e serviços, sem intermediários. Todo esse envolvimento é que tem provocado o incremento do número de eventos, pois é um dos meios mais práticos, diretos e econômicos para divulgação de informações dirigidase sensibilização de públicos específicos." (por HAMAM)

Os eventos trabalham com a imagem, ou seja, o que os outros vão pensar das empresas. Trabalhar a imagem quer dizer poder fazer com que as pessoas vejam a empresa da maneira que queremos. São utilizados pelas organizações para agregar valor a sua imagem, assim como estratégias de comunicação entre estas e seus públicos de interesse. Nomundo atual em que as novas ferramentas de comunicação permitem maior interatividade o crescente mercado de eventos corporativos ganham cada vez mais valor, e isso se explica por ser com eventos que as empresas tem a oportunidade para se aproximarem de clientes, fornecedores e outros stakeholders. A sua importância é tanta que para as grandes empresas, independente de segmento, evento é um questãoestratégica para a geração de valor e novos negócios. E como toda área de comunicação e marketing, o segmento de eventos corporativos vem sofrendo transformações para atender o mercado e clientes. Além das tradicionais ferramentas de comunicação como TV, outdoors, mídia impressa e eletrônica; é necessária a inclusão de novos formatos de comunicação, tanto virtualmente, com o uso de redes sociais,sites, e-mail marketing quanto presencialmente em que a empresa permite que o cliente vivencie a sua marca. Em tempos de verbas curtas para comunicação, os eventos são uma solução com uma relação custo x benefício extremamente interessante. Os eventos são a maneira mais eficaz para um esforço de comunicação.

É possível estreitar a relação com os clientes, estabelecer e reafirmar lembrança damarca aos antigos clientes, servir de apoio ao processo de marketing como venda de produtos, divulgação de serviços, e maior integração entre equipes, ganhar a credibilidade do público, possibilitar a interação entre Target e empresa, destacar os benefícios de seu produto/serviço, isso tudo em um curto período de tempo, e com isso, obter novos clientes, informações sobre o mercado e concorrentes.Evento é um instrumento institucional e promocional, utilizado na comunicação dirigida, com a finalidade de criar conceito e estabelecer a imagem de organizações, produtos, serviços, ideias e pessoas, por meio de um acontecimento previamente planejado, a ocorrer em um único espaço de tempo com a aproximação entre os participantes, quer seja física, quer seja por meio de recursos da tecnologia.(MEIRELES, 1999, p. 21)

Pode-se destacar, sobre os eventos empresariais, que sua história teve um desenvolvimento acelerado em relação ao setor de negócios. De acordo com Giacaglia (2006, p. XV): “No Brasil, a primeira feira de negócios propriamente dita, a Fenit – Feira Nacional da Indústria Têxtil -, foi realizada em 1958[...]”. Na época este evento não fazia a venda de produtos, apenas suapromoção. O primeiro centro de eventos do País inaugurado foi o Complexo Anhembi, no ano de 1970, com a Feira do Salão do Automóvel. Nestas últimas décadas a evolução da área foi muito grande. Além da criação de espaços externos para eventos, as empresas têm destinado espaços internos para a realização dos mesmos, bem como promovido ações que não necessitam de espaços específicos. A organização deeventos é responsabilidade do profissional de Relações Públicas, que usa esta estratégia para atingir seus objetivos junto à organização. Assim, é importante destacar que este profissional deve estar apto para planejar, executar e avaliar todos os tipos de eventos. Para que o evento alcance todo o seu potencial é fundamental que ele reúna pessoas com poder de propagar a novidade e influenciar sua...
tracking img