Mecanismos de defesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JOÃO CARLOS D. CALAZANS A541DD-1 HOTELARIA – 5º SEMESTRE

MECANISMOS DE DEFESA

Mecanismo de defesa é, em poucas palavras, a deformação da realidade, onde oindividuo, inconscientemente, tenta proteger o seu aparelho psíquico, assim que percebe, ou dissimula o perigo; tanto no mundo externo, quanto no mundo interno.

Dentre vários mecanismos dedefesa, vale destacar:

• RECALQUE: O individuo não percebe que o tem. Não vendo e não ouvindo o que ocorre a supressão de uma parte da realidade, ou seja, há uma alteração no sentido de tudo. Écomo se uma parte do momento, ou até mesmo da vida fosse excluída ou não percebida pelo indivíduo. Por exemplo, não entender o NÃO de uma proibição. É considerado um dos mais radicais mecanismos dedefesa.




• FORMAÇÃO REATIVA: É a defesa do ego, isto é, o indivíduo tenta proteger ou até mesmo camuflar o seus sentimentos, adotando uma atitude oposta o que realmente sente, por medo dedemonstrar, ou até mesmo descobrir algo que possa o machucar ou o faça sofrer. Um homem pode se mostrar valente enquanto possui vários sentimentos de medo.



• REGRESSÃO: É como se o individuoretornasse ao passado, para modos de expressão mais primitivos. Demonstra muita tranquilidade ao enfrentar problemas, porém, sente pavores ao se deparar com pequenas coisas, como uma barata.• PROJEÇÃO: O individuo projeta ao mundo algo seu que considera indesejável. Por exemplo, um colega que critica os amigos por serem competitivos, se saber que ele também é, e as vezes muito mais doque o colega criticado.



• RACIONALIZAÇÃO: Digamos que é uma defesa que justifica as outras, onde o indivíduo constrói argumentos para justificar as deformações da consciência. Utiliza demateriais concretos, que são fornecidos pela cultura e também pela ciência.



Existem outros mecanismos de defesa. Todos nós utilizamos eles em nossa visa, deformando a realidade para nos...
tracking img