Mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Recapitulação da Escola 28/08/2012

1- 8:5-18. A apostasia é espiritualmente nociva. “Pela boca é que o apóstata arruína seu próximo.” (Provérbios 11:9) Seremos sábios se rejeitarmos até mesmo a idéia de dar ouvidos aos apóstatas. --> Assim como aqueles israelitas apóstatas adoravam o Sol, a fonte de luz, com as costas viradas para o templo de Jeová, também a cristandade vira as costas para aluz de Deus, ensina doutrinas falsas, idolatra a sabedoria do mundo e fecha os olhos à imoralidade.

2- Igual aos “profetas estúpidos” daquele tempo, a maioria dos líderes religiosos atualmente também deixa de avisar o povo a respeito do vindouro dia de julgamento da parte de Deus. Em vez disso, pintam um quadro otimista de que grupos políticos por fim conseguirão paz e segurança. Estando maisansiosos de agradar aos humanos do que a Deus, dizem aos seus paroquianos o que estes querem ouvir, em vez de explicar que o Reino de Deus já está estabelecido e que o Rei messiânico em breve completará a sua conquista. (Daniel 2:44; 2 Timóteo 4:3, 4; Revelação 6:2) Como falsos profetas, eles também falam de “paz, quando não há paz”. Mas a convicção deles em breve se transformará em repentinohorror, quando se virem confrontados com o furor Daquele a quem difamaram e sobre cujo nome lançaram indizíveis vitupérios. Os líderes do império mundial da religião falsa, o qual é descrito na Bíblia como mulher imoral, ficarão sufocados pelos seus próprios desencaminhantes clamores de paz.

3- 17:1-24 — Quem eram as duas grandes águias, como foram arrancados os noveleiros do cedro e quem era o“tenro” transplantado por Jeová? As duas águias representavam os governantes de Babilônia e do Egito. A primeira águia foi ao topo do cedro, isto é, ao governante que pertencia à linhagem real de Davi. Essa águia arrancou o topo dos noveleiros, ou brotos, por trocar o Rei Joaquim, de Judá, por Zedequias. Apesar de ter feito um juramento de lealdade, Zedequias buscou a ajuda da outra águia, o governantedo Egito, mas sem sucesso. Ele teria de ser levado cativo e morrer em Babilônia. Jeová também arrancou “um tenro”, o Rei Messiânico. Esse foi transplantado sobre “um monte alto e elevado”, no monte Sião celestial, onde se tornará “um cedro majestoso”, uma fonte de verdadeiras bênçãos para a Terra. — Revelação (Apocalipse) 14:1.

4- Se havemos de nos beneficiar do cumprimento de profeciasmessiânicas, contudo, precisamos manter uma boa relação com Jeová. Os co-exilados de Ezequiel aparentemente achavam que tinham uma boa posição diante de Deus e culpavam seus antepassados por seus sofrimentos. Mas, o profeta destacou que cada pessoa é responsável pelas conseqüências de sua própria conduta. (Ezequiel 18:1-29; compare com Jeremias 31:28-30.) A seguir, um apelo.

5- 21:18-22. Apesar deNabucodonosor ter feito uso de adivinhação, foi Jeová que fez que o governante pagão marchasse contra Jerusalém. Isso mostra que nem mesmo os demônios podem impedir que Jeová use seus agentes executores para cumprir seu propósito.

6- 24 E continuou a vir a haver para mim a palavra de Jeová no nono ano, no décimo mês, no décimo [dia] do mês, dizendo: 2 “Filho do homem, escreve para ti o nome do dia,deste mesmo dia. O rei de Babilônia lançou-se neste mesmo dia contra Jerusalém. 3 E compõe uma expressão proverbial a respeito da casa rebelde, e tens de dizer a seu respeito

8- Jeová inspirou seu profeta Ezequiel a expor e condenar a dinastia dos reis de Tiro. Na mensagem ao “rei de Tiro” há expressões que valem tanto para a dinastia de Tiro como para o traidor original, Satanás, que “nãopermaneceu firme na verdade”. (Ezequiel 28:12; João 8:44) Houve tempo em que Satanás era uma leal criatura espiritual na organização de Jeová composta de filhos celestiais. Por meio de Ezequiel, Jeová indicou a causa básica da rebelião tanto da dinastia de Tiro como de Satanás:
12 De modo similar, a criatura espiritual que se tornou Satanás tinha antes a sabedoria necessária para cumprir...
tracking img