Taxonomia e nomenclatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Categorias taxonómicas

O que é a Taxonomia?

A Taxonomia é a ciência que se ocupa da classificação dos seres vivos, utilizando um sistema uniforme que expressa, da forma mais fiel, o grau desemelhança entre eles.
Carl Lineu ficou conhecido como o “pai da Taxonomia”.
Considerou a espécie como a unidade básica de classificação. Segundo ele, as espécies semelhantes agrupam-se em géneros, osgéneros em famílias, as famílias em ordens, e as ordens em classes. -> sistema hierárquico de classificação
Categorias taxonímicas (taxon):

· Reino + abrangente
· Filo
· Classe
· Ordem
·Família
· Género
· Espécie - abrangente
Categorias intermédias: usam-se prefixos como super, sub e infra.
Espécie representa um grupo natural constituído pelo conjunto de indivíduoscom o mesmo fundo genético, morfologicamente semelhantes, que podem cruzar-se entre si originando descendentes férteis.
Proximidade entre seres vivos

Quando considerarmos, por exemplo, dois seresvivos, eles são tanto mais próximos quanto maior for o número de taxa comuns a que pertencem, isto é, quanto mais restrito for o nível do taxon em que ambos estão incluídos.
Regras de NOMENCLATURAPodem referir-se, como regras básicas de nomenclatura:

· A designação dos taxa é feita em língua latina, pois sendo uma língua morta, mantém-se imutável, não esta sujeita a uma evolução. Oscientistas de todo o mundo utilizam a língua latina para designar os grupos taxonómicos.
· Lineu desenvolveu um sistema de nomenclatura binominal para designar as espécies. O nome da espécie consta semprede duas palavras latinas ou latinizadas: a primeira é um substantivo escrito com inicial maiúscula e corresponde ao nome do género a que a espécie pertence; a segunda palavra, escrita com inicialminúscula, designa-se por epíteto específico ou restritivo específico, sendo geralmente um adjectivo. Assim, por exemplo, o nome científico da abelha é Apis mellifera. O restritivo específico identifica...
tracking img