Mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Alinhamento mecânico é um recurso utilizado pela mecânica, em conjunto de equipamentos rotativos, com a finalidade de deixar as faces do acoplamento sempre com a mesma distância, em qualquer ponto, e no mesmo plano.

O objetivo do alinhamento é garantir o bom funcionamento dos equipamentos rotativos tendo, como característica principal eliminar vibrações, aquecimento e darmaior durabilidade aos componentes.

TIPOS DE DESALINHAMENTOS

Os desalinhamentos podem ser radial, angular ou os dois combinados, seja no plano horizontal ou no vertical.

[pic]

[pic]




MÉTODOS DE ALINHAMENTO

Relógio comparador

O alinhamento com relógio comparador deve ser executado em função da precisão exigida para oequipamento, a rotação e importância no processo.
Para a verificação do alinhamento Paralelo e Angular devemos posicionar o relógio com a base magnética sempre apoiada na parte do motor.
Já o sensor do relógio para alinhamento Paralelo, deve ser posicionado perpendicularmente ao acoplamento da parte acionada, enquanto que, no alinhamento Angular, o sensor deve estar posicionado axialmenteem relação ao seu eixo.




[pic]


Régua e calibrador de folga


O alinhamento com régua e calibrador de folga deve ser executado em equipamento de baixa rotação e com acoplamento de grandes diâmetros e em casos que exijam urgência de manutenção.
Para obter o alinhamento correto tomamos as leituras, observando sempre os mesmos traços referenciais em ambas as metadesdo acoplamento, em 4 posições defasadas de 90º.
O alinhamento paralelo é conseguido, quando a régua se mantiver nivelada com as duas metades nas 4 posições (0º, 90º, 180º e 270º).
O alinhamento angular é obtido, quando o medidor de folga mostrar a mesma espessura nas 4 posições posições (0º, 90º, 180º e 270º), observando, sempre, a concordância entre os traços de referência.[pic]


Alinhamento
A realização de um bom alinhamento não depende, tão somente, de quem o faz, por isso, devemos observar, antes da execução do serviço, os itens abaixo:
• Nivelamento - esse processo é de grande importância, considerando que todas as dificuldades que possamos ter na realização do alinhamento final, terão origem na não observação desse detalhe. Por isso, devemos deixar os doisequipamentos o mais plano possível.
• Centralização - devemos, também, observar a centralização das funções que servirão de fixação dos equipamentos.
• Dispositivos de deslocamento - a instalação de dispositivos de deslocamento (macaquinhos) em posições estratégicas na base de assentamento servem para permitir maior precisão de deslocamento horizontal.
Observação: O alinhamento deverá ser realizado,preferencialmente, sem os parafusos de fechamento do acoplamento.
Para que se realize a correção do alinhamento, com rapidez e qualidade, é recomendável que seja executada na seguinte sequência prática:
← Correção do Angular Vertical;
← Correção do Paralelo Vertical;
← Correção do Angular Horizontal;
← Correção do Paralelo Horizontal.

Alinhamento Angular com relógio comparadorSuponhamos que o conjunto de acionamento com desalinhamento angular seja da figura 7 ou 8 (página seguinte).
Instale o relógio como mostra a figura 9, certifique-se de que a sua base esteja firmemente posicionada após ter instalado o relógio, gire o seu dial até zerá-lo. Em seguida gire os dois eixos, simultaneamente, e leia as medidas nos pontos 0º, 90º,
180º e 270º.
Registre todas asmedidas:
[pic]
[pic]
Analisando os registros, verifique em que posições se encontra o equipamento. Comparar os valores encontrados com a tolerância do acoplamento (tabela). Caso esteja desalinhado, aplicar esses valores na fórmula H = X. L
D
Esse cálculo permitirá que se determine os calços a...
tracking img