Mecanica geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Neste trabalho cujo o tema a ser desenvolvido é “materiais” estudaremos duas classes de materiais que são os materiais metálicos e não metálicos.
Dentro dos materiais metálicos encontramos os metais ferrosos como o aço e os metais não ferrosos tais como o cobre e o alumínio. Já nos materiais não metálicos podemos encontrar a borracha e o plástico. Será feita a abordagem de temas como aimportância destes materiais, sua origem, suas características e propriedades.

Desenvolvimento
Materiais
Os materiais são constituídos de átomos, e são estes que determinam se o material é um plástico, madeira, metal ou ar... (é a estrutura geral do átomo que diferencia um material do outro).
O domínio e o conhecimento das propriedades dos materiais são importantes para a indústria em geral(metalmecânica, química, elétrica, civil... etc), estas propriedades se referem ao comportamento do material em diversas situações e em níveis de solicitação do normal ao critico.
Quando escolhemos ou podemos dizer especificamos um material levamos em consideração vários fatores, por exemplo: serem bonitos, baratos, práticos, leves, resistentes, duráveis... etc. Inúmeros fatores podem ser citados unsmais gerais outros mais restritos ao emprego dado para o material.
Os produtos são feitos de materiais que conseguem atender não só, as exigências de mercado, mas também às exigências técnicas de adequação ao uso e ao processo de fabricação.
A especificação de um determinado material só pode ser feita quando se pode prever o que vai acontecer quanto solicitado por fatores do cotidiano de trabalhodo material (que podem ser: aquecimento, resfriamento, dobramento, tração, torção, lixamento, corte... etc).
Como também a possibilidade da alteração das propriedades originais de um material muitas vezes é desejada até visando facilitar o trabalho com o material, no momento da fabricação, por exemplo.
O comportamento em relação ao processo de fabricação e do modo como à peça será usada, devem serprevistos quando especificamos o material.
Os materiais estão agrupados em duas famílias:
* Materiais metálicos - ferrosos e não-ferrosos.
* Materiais não-metálicos - naturais e sintéticos.
Essa separação em grupos está diretamente relacionada às propriedades desses materiais. Na simples verificação e comparação dos materiais da tabela podemos tirar conclusões sobre as propriedades dosmateriais. Por exemplo: os materiais metálicos apresentam plasticidade, isto é, podem ser deformados sem se quebrarem e são bons condutores de calor e de eletricidade. Essa propriedade térmica e elétrica, esta ligada à mobilidade dos elétrons dos átomos de sua estrutura. Comparando agora os não metálicos verificamos que na sua maioria são maus condutores de calor e de eletricidade.

Metais
Em Químicaum metal (do grego antigo, métalon) é um elemento, substância ou liga caracterizado por sua boa condutividade eléctrica e de calor, geralmente apresentando cor prateada ou amarelada, um alto ponto de fusão e de ebulição e uma elevada dureza. Qualquer metal pode ser definido também como um elemento químico que forma aglomerados de átomos com caráter metálico.
Em um metal cada átomo exerce apenasuma fraca atração nos eléctrons mais externos, da camada de valência, que podem então fluir livremente , proporcionando a formação de íons positivos (ou cátions) e o estabelecimento de ligações iônicas com não-metais. Os eléctrons de valência são também responsáveis pela alta condutividade dos metais (teoria de bandas).
Os metais são um dos três grupos dos elementos distinguidos por suaspropriedades de ionização e de ligação, junto com os metalóides (essa primeira classificação está caindo em desuso, por isso os metalóides foram revisados e alguns foram classificados como metais, e outros como ametais) e os não-metais. A maioria dos metais é quimicamente estável, com a exceção notável dos metais alcalinos e alcalino-terrosos, encontrados nas duas primeiras colunas à esquerda da tabela...
tracking img