Texto injuntivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto injuntivo se caracteriza como tal pelo fato de a intenção estar voltada para instruir o interlocutor acerca de um determinado procedimento. Cabe aqui ressaltar que esse aspecto voltado para aorientação não possui aquela essência coercitiva, apenas sugere como algo deve ser feito. Entre os casos que representam as circunstâncias em questão podemos mencionar:

* O discurso manifestadopor um livro de autoajuda qualquer;

* O mesmo discurso revelado por um manual de instruções, o qual instrui o interlocutor a proceder de uma forma definida;

* Os procedimentos manifestadosmediante uma receita culinária, visto que a intenção é a mesma, embora nada impeça que o leitor opte por um ingrediente em vez do outro.

O chamado texto prescritivo, de antemão já assume um caráter umtanto quanto coercitivo, imposto, regido por condições inquestionáveis de atuação, ou seja, “proceda sempre dessa forma e não opte por demais alternativas”. Nessa categoria se enquadram:

* Aquelesdiscursos manifestados nas cláusulas de um determinado contrato;

* Os mesmos retratados nos artigos da Constituição ou do Código de Processo Penal;

* As regras preconizadas pela gramáticanormativa, tendo em vista o padrão formal da linguagem;

* As instruções materializadas nos editais de concursos públicos em geral, entre outras circunstâncias cuja finalidade assim se define.
Por VâniaMaria do Nascimento Duarte
Texto injuntivo é aquele que tem a finalidade de instruir. Aqueles do tipo dos manuais de uso de produtos e as bulas de remédios.
Texto prescritivo é o que preTextoinjuntivo é aquele no qual predomina a função conativa/apelativa, e tenta convencer o receptor (quem ouve) a tender a vontade do emissor(quem fala).

O "texto injuntivo" usa a função da linguagem chamadacontativa ou apelativa. Visa convencer o ouvinte a obedecer a uma vontade do emissor (quem fala), a fazer ou a não fazer algo, seja ordenando ou pedindo gentilmente.

Os verbos imperativos são...
tracking img