mbepler

3252 palavras 14 páginas
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA
ESCOLA TÉCNICA TUPY
CURSO TÉCNICO EM MECATRÔNICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Aluno: Marcelo Bepler Junior

JOINVILLE
Setembro/2013
Sumário

1. INTRODUÇÃO

Empresas modernas estão se automatizando para melhorar a qualidade e o nível de produção gerando mais lucro e menos defeitos gerados pelo ser humano, com isso é cada vez mais necessário a presença de um manutencista elétrico ou mecânico dentro da empresa.
Nas empresas o risco de uma máquina falhar seja por defeito humano ou da máquina são muito grandes, esses riscos aumentam com a idade do equipamento e o nível de treinamento oferecido ao operador, sendo que essas falhas podem causar a parada de um setor ou ate mesmo a fabrica toda, por isso é necessária a presença de um funcionário capacitado que possa atender a máquina na hora, diminuindo o prejuízo.
É comprovado a maioria dos acidentes e falhas vêem são de erros humanos.como por exemplo o mau manuseio do equipamento, baixa instrução de operação, desleixo, condições de trabalho precárias e muitas outras. E todo manutencista tem como dever investigar a origem de uma falha e achar uma solução.
E utilizando as informações coletadas dos equipamentos, o técnico responsável pela manutenção tem como responsabilidade elaborar para evitar que esses problemas voltem a acontecer.
Esses cuidados fazem parte da manutenção preventiva um processo em que o técnico analisa o equipamento a procura de desgastes físicos e elétricos em seus componentes para poder fazer a manutenção prévia desses materiais, assim reduzindo o custo e evitando futuros incidentes que poderão danificar a maquina.
O objetivo deste relatório de estágio é unir os conhecimentos acadêmicos adquiridos durante o ano técnico em mecatrônica com a prática profissional em uma empresa. Na área de manutenção elétrica foram realizados trabalhos como trocas de sensores, testes

Relacionados