Mayo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria das Relações Humanas de Elton Mayo

APRESENTAÇÃO
Esta monografia científica foi solicitada pela Drª Zuila de Andrade Gonçalves como forma de inteirar os alunos no conteúdo e nos conceitos propostos pelos pensadores da Teoria científica administrativa, mas principalmente fazer com que os acadêmicos pudessem correlacionar estas teorias ao pensamento e a metodologia sociológica.INTRODUÇÃO
A Escola das Relações Humanas teve como seu principal difusor Elton Mayo que defendia a tese da necessidade psicológica do homem de sentir como membro de um grupo social. Quer dizer, que além da recompensa financeira é necessário que a organização favoreça a cooperação e a integração ao grupo social. Conforme chegou a destacar o próprio Elton Mayo a concepção do homem no trabalho, mantémíntima relação com a motivação, a sociabilidade e a aspiração tornam-se instrumentos necessários para fornecer ao indivíduo a realização pessoal. Desta forma tornam-se mais humanas e democráticas as relações entre as pessoas e as organizações, onde intensificam-se as preocupações com os aspectos psicológicos e sociológicos, iniciando assim a aplicação de conceitos como a motivação pessoal, aliderança no grupo social e a comunicação e repasse de informações.

BREVE HISTÓRICO SOBRE A VIDA DE ELTON MAYO
Australiano, Elton Mayo nasceu no ano de 1880, e teve uma carreira bastante diversificada, chegou a freqüentar o curso de Medicina, fez pesquisas na África e foi professor na Universidade de Queensland. Entretanto alcançou notoriedade internacional, por suas experiências na fábricaWestern Eletric, em Chicago (EUA), entre os anos de 1927 e 1932, contrapondo-se nelas aos princípios científicos do trabalho de Taylor. Nas suas pesquisas tinha como principal objetivo à exploração das ligações entre a motivação e o resultado final do trabalho dos empregados, concluindo nessas pesquisas que o fator humano nas organizações deveria ser recuperado presente em uma época em que a produçãoem massa desumanizante era mais apreciada. Elton W. Mayo acabou falecendo no ano de 1949.
Bibliografia: The Human Problems of an Industrial Civilization (Mcmillan, 1933) e The Social Problems of an Industrial Civilization (Routledge and Kegan Paul, 1949).

A ORIGEM DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
A necessidade de se humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos emecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano. Neste sentido, a Teoria das Relações Humanas se revelou um movimento tipicamente americano e voltado para uma democratização dos conceitos administrativos.
O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia, bem como a sua crescente influência intelectual e suasprimeiras tentativas de aplicação à organização industrial. Realmente, as ciências humanas, gradativamente, vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica.
As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na Administração. Elton Mayo é considerado o fundador da escola. Dewey, indiretamente, e Lewin, maisdiretamente, também contribuíram enormemente para a sua concepção. Também a sociologia de Pareto foi fundamental, apesar de nenhum dos autores do movimento inicial ter tido contato direto com a sua obra, mas apenas com o seu maior divulgador na época, nos Estados Unidos.
As conclusões da Experiência de Hawthorne, desenvolvida entre 1972 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, pondo em xeque osprincipais postulados da Teoria Clássica da Administração.
A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE
A partir de 1924, a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos iniciou alguns estudos para verificar a correlação entre produtividade e iluminação do local de trabalho, dentro dos pressupostos clássicos de Taylor.
Um pouco antes, em 1923, Mayo conduzira uma pesquisa em uma indústria têxtil próxima a...
tracking img