Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução a Sociologia – MAX WEBER
Categorias das obras de Weber:
1) Estudos da metodologia, crítica e filosofia: Concepções entre ciência e ação. Principal obra: Ensaios sobre a Teoria da Ciência.
2) Obras propriamente históricas: história econômica geral, com um estudo das relações de produção na agricultura do mundo antigo, e trabalhos especiais sobre os problemas econômicos daAlemanha e Europa contemporânea.
3) Sociologia da religião: análise comparativa das grandes religiões e da ação recíproca entre as condições econômicas, as situações sociais e as conviccções religiosas. Principal obra: A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.
4) O livro Economia e Sociedade, que é considerado o tratado da sociologia geral.

Teoria da ciência:
Tipos de ação:
1)Ação racional com relação a um objetivo: ação em que o ator concebe claramente seu objetivo e combina os meios disponíveis para atingi-lo. Ex: o engenheiro que constrói uma ponte.
2) Ação racional com relação a um valor: ação em que o ator age racionalmente, aceitando todos os riscos, para se manter fiel à sua ideia de honra. Ex: Capitão que afunda com seu navio.
3) Ação afetiva ouemocional: ação ditada imediatamente pelo estado de consciência ou humor do sujeito, sendo definida por uma reação emocional do ator.
4) Ação tradicional: ação ditada pelos hábitos, que obedecem a reflexos criados por uma longa prática.
Na sociologia, o objetivo e a preocupação de Weber é compreender o sentido que cada ator dá à sua própria conduta no meio social.
Ciência e Política, Duas VocaçõesPara Weber, a ação do cientista é racional com referência a um objetivo. O cientista se propõe a enunciar proposições factuais, relações de causualidade e interpretações compreensivas que sejam universalemente válidas. Sendo assim, a ação científica é uma combinação de ação racional em relação a um objetivo e da ação racional em relação a um valor.
AÇÃO CIENTIFICA = AÇÃO RACIONAL EM RELAÇÃO +AÇÃO RACIONAL EM RELAÇÃO
A UM OBJETIVO A UM VALOR
A ciência positiva e racional valorizada por Weber faz parte do processo histórico de racionalização, que possui duas características:

1) Não-acabamento essencial:
Consiste na ideia de que a ciência nunca deve ter uma conclusão final, pois estão sempre emmutação, tendendo sempre a um objetivo situado no futuro e renova sem cessar as indagações dirigidas à natureza. Sendo necessário que a capacidade de criação por parte do homem fosse perdida para que se chegasse a uma forma definitiva da ciência.
“O conhecimento é uma conquista que nunca chega ao seu termo”.

2) Objetividade:
É necessário que o cientista não projete suas opniões pessoais ejuízos de valor em seu objeto de estudo para que se chegue a uma conclusão mais próxima da verdade e que seja mais facilmente aceita universalmente.
Ciências histórica e sociológica X Ciências da natureza
Características de diferem e originam estas ciências: elas são compreensivas, históricas e se orientam para a cultura.
Para as ciências da natureza, é preciso explicar fenômenos através dasexperiências, ou seja, através de intermedários, que confirmam ou negam hipóteses, conceitos ou relações.
Nas ciências humanas, existe uma inteligibilidade intrínseca, ou seja, é possível confirmar comportamentos existentes de maneira imedita, porém, sem investigação, provas ou estudos posteriores, não é possível saber se a interpretação dada pelo individuo é verdadeira. A investigação é importante paradistinguir o verdadeiro do verossímil.
Do fato de sermos capazes de compreender resulta que podemos explicar fenômenos singulares sem a intermediação das proposições gerais.
A ciência weberiana se define como um esforço destinado a compreender e a explicar os valores aos quais os homens aderiram e as obras que construíram.
Weber considerava que as obras humanas são criadoras de valores, o...
tracking img