Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MAX WEBER

Max Weber é uma referência na estruturação do pensamento sociológico e é considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser vista naeconomia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração.
Max Weber nasceu em Munique e começou sua carreira acadêmica na Universidade Humboldt, em Berlim e, posteriormente, trabalhou naUniversidade de Freiburg, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Munique. Foi um Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadoresalemães no Tratado de Versalhes, de 1919, e da Comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.
Como pensador e estudioso foi reservado para o chamado processo de racionalização edesapontamento que provém da sociedade moderna e capitalista. Seus estudos também deram contribuição importante para a economia. Sua obra mais famosa “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, de 1905,em que analisa a religião calvinista como alicerce fundamental para o desenvolvimento do capitalismo, exerce profunda influência sobre a sociologia do século XX. Nela Weber argumentou que a religiãoera uma das razões não-exclusivas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas características específicas do protestantismoascético, que levou ao nascimento do capitalismo, da burocracia e do estado racional e legal nos países ocidentais. Outro trabalho importante, A política como vocação, Weber definiu o Estado como "umaentidade que reivindica o monopólio do uso legítimo da força física", uma definição que se tornou central no estudo da moderna ciência política no Ocidente.
Quando Sociologo, Max Weber acreditou napossibilidade da interpretação da sociedade partindo não dos fatos sociais já consolidados e suas características externas, como leis, instituições, normas, regras, etc, e sim do indivíduo que nela...
tracking img