Max Weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
m-faschion@hotmail.com

Max Weber e a Teoria das Organizações
Introdução
Como dizem March e Simon na abertura de seu livro Organizations, é mais fácil mostrar as organizações do que tentardefini-las. As escolas é uma organização, a universidade se integra a outra organização maior, o geverno estadual ou federal ou um grupo empresarial. A Secretaria das Finanças da prefeitura da cidade sãoorganizações dentro de outras organizações.
O Principal motivo para existência das organizações só podem ser alcançadas por meio da ação coordenada de grupos de pessoas.
1. Todos os grupossociais são organizações?
A resposta é não. Os grupos sociais dividem-se em duas grandes categorias: primários e secundários.

1.1 Grupos sociais primários
Encontram-se na categoria dos grupos sociaisprimários as famílias, amigos, vizinhos, e certos grupos de interesses profissional ou social, como os voluntários e de artistas amadores. Grupos chamados informais predominam as relações pessoais.As pessoas ingressam e saem voluntariamente.

1.2 Grupos sociais secundários
Grupo social secundários abrange os grupos formais, as pessoas têm relações regidas por regulamentos explicitos.
Tiposde organizações formais, especialmente o Estado. As organizações têm normas explicitas que criam direitos e obrigações para seus integrantes.
Grupo sempre há algum grau de definição de objetivos,recursos de divisão de trabalho, processo de transformação. Para resolver um probelma de alto grau de complexidade os grupos primários comportam-se como organizações. No entando, não são organizaçõesformais permanentes, com uma empresa ou a Prefeitura.
Essa é a diferença: todos os grupos sociais têm os elementos que define as organizações. Todas as organizações formais são burocracias. Apalavra burocracia identifica as organizações que se baseiam em regulamentos. A sociedade organizacional é, também, uma sociedade burocratizada. A burocracia é um estágio na evolução das organizações....
tracking img