Max weber e a teoria da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Max Weber e a Teoria da administração

A sociedade moderna nas organizações teve inúmeros estudiosos, um dos que se destacou e influenciou vários autores foi MAX WEBER. Weber concebeu a Teoria daBurocracia para tornar a organização eficiente e eficaz, garantindo rapidez de interpretação das normas,padronização da liderança (decisões iguais em situações iguais) e o alcance dos objetivos. Aburocracia busca amenizar a influências externas à organização, harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos organizacionais,através da competência e eficiência, sem considerações pessoais.
Os grupos sociais se dividem em:
1.1-grupos sociais secundários:
Dos quais se encontram as famílias,grupos de amigos,vizinhos e algunsgrupos informais que se predomina as relações pessoais.
1.2 grupos sociais secundários:
Abrange todos os tipos de organizações e a maior delas é o Estado.Em cada grupo existe um grau deobjetivo,uso de recursos,divisão de trabalho e processo de transformação.
Todas as organizações são burocráticas,e essa burocracia identifica as organizações,regidas por regulamento,que criam direitos eobrigações.
2-Max Weber e a burocracia:
Cientista nascido em 1864 e faleceu em 1920,seu trabalho foi de grande influência e contribuição no estudo das organizações;
Para ele,as organizações formaismodernas baseiam-se em leis,onde as pessoas aceitam serem racionais,por interesses próprios.Qualquer sociedade em que nisso se baseia é uma burocracia.
Grupos informais:
Formalização: existemregras definidas e protegidas da alteração arbitrária ao serem formalizadas por escrito.
Divisão do trabalho: cada elemento do grupo tem uma função específica, de forma a evitar conflitos na atribuiçãode competências.
Hierarquia: o sistema está organizado em pirâmide, sendo as funções subalternas controladas pelas funções de chefia, de forma a permitir a coesão do funcionamento do sistema....
tracking img