Max weber: vida, e principais teorias.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Max Weber foi um dos grandes pensadores do seu tempo e seus estudos foram influenciados pelas mudanças radicais provocadas pela Revolução Industrial ocorrida entre os séculos XVIII e XIX,  quando a máquina superou o trabalho do homem e novas relações sociais começaram a florescer.
Dizem que, certa vez, encontraram um livro de Weber sobre a mesa do matemático francês René Thom, eperguntaram a ele o que achava de Weber. Thom respondeu: ‘Eu não sei se isso é ciência. Mas estou convencido de que temos aqui a expressão de uma mente poderosa’.
Biografia
Maximilian Carl Emil Weber nasceu na cidade alemã de Erfurt, em 1864, em uma família de classe média alta que estimulou desde cedo o aprimoramento intelectual dos filhos. Além de Max, Alfred Weber também enveredou pela Economia epela Sociologia, mas não teve tanta projeção quanto o irmão. Em 1882, o jovem Max matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Heidelberg, frequentando também o curso de Economia Política, História e Teologia. Dois anos depois, transferiu-se para a Universidade de Berlim, onde obteve em 1889 o doutorado em Direito, com uma tese sobre as companhias de comércio durante a Idade Média.Em 1893, casou-se com Mariane Schnitger, que se tornou biógrafa do marido e participava de grupos feministas da época. No ano seguinte, tornou-se professor de economia da Universidade de Freiburg, transferindo-se, em 1896, para a Universidade de Heidelberg.
Em 1904, o intelectual lançou a primeira parte do seu livro mais importante, "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", uma dasobras fundamentais para compreensão da teoria sociológica clássica. A segunda parte da tese histórica foi publicada em 1905.
Em 1919, dirigiu em Munique o primeiro instituto universitário de sociologia da Alemanha e esteve entre os conselheiros que ajudaram a redigir a Constituição da República de Weimar. Em 1920, Weber faleceu em Munique em consequência de uma pneumonia aguda.
Weber: Política,economia, religião e sociedade
Weber queria dizer que a sociologia é feita de ações sociais praticadas por indivíduos, não de saída uma ciência dos grupos, é uma ciência dos indivíduos agindo socialmente, é isso que ele quer mostrar, e quando estes indivíduos agem em relação um ao outro, você tem uma relação social. Por exemplo: eu mando você obedece, eu pergunto você responde. Você tem tudo isso quesão ações individuais, mas que já formaram uma espécie de dependência a outra, que é importante ,então já se formou uma relação social.
Ação Social é, toda conduta humana dotada de um significado subjetivo (sentido) dado por quem a executa e que orienta essa ação, tendo em vista a ação de outros sujeitos conhecidos ou desconhecidos.
Estratificação Social é a concepção de sociedade construídapor Weber, que implica numa separação de esferas – como a econômica, a religiosa, a política, a jurídica, a social, a cultural – cada uma delas com lógicas particulares de funcionamento
Para Max, fatos sociais é tudo aquilo que, é por via do modo como os homens está relacionado a uma sociedade, e impõe a estes homens como ação ,que eles tem que realizar sobre pena de fica fora do conjunto.
Weberachava que o marxismo ficava muito preso à ideia de fenômenos econômicos, puros e simples. Ele tinha uma ideia de causalidade, que são fenômenos determina outros fenômenos ,seja na área social ,seja na área cultural, seja na ideologia, na arte, entre outros.
Na perspectiva de Weber, a sociedade capitalista representava um horizonte histórico da sua época, não pensava em outra sociedade que viessesubstituir aquela, ele queria saber o funcionamento interno disto.
Max definiu espírito do capitalismo como uma ética profissional, não é economia capitalista. Ele abre um jeito de você chegar por fatores não econômicos ao capitalismo que não cabe nenhuma outra ciência que não seja a sociologia.
O modo de produção de uma maquina, é na visão de Weber uma manifestação típica da racionalização...
tracking img